A H2O Quality permite controlar a qualidade específica da água para cada local que o utilizador escolha dentro da cidade de Lisboa. A mais recente aplicação móvel, da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Lisboa, permite, através de um mapa navegável, controlar e verificar detalhes relativos à água em cada ponto da cidade, assim como descobrir o bebedouro público mais próximo.

Lisboa será, segundo nota de imprensa da própria EPAL, a “primeira capital do mundo” onde é possível saber, através de georreferenciação, a qualidade da água disponibilizada pela rede pública. A partir de agora, através da nova app da EPAL, qualquer pessoa pode aceder a dados sobre parâmetros da qualidade da água, tais como a cor, alcalinidade, quantidade de magnésio, sódio ou cálcio na água disponibilizada em cada ponto da cidade de Lisboa. Os dados disponibilizados são, segundo a empresa, actualizados diariamente.

Disponível em português e inglês e para dispositivos móveis com sistema operativo Android e iOS, a aplicação H2O Quality é a quinta disponibilizada directamente pela EPAL, que conta já com apps dedicadas à comunicação de leituras da água, de acesso a serviços da empresa ou reporte de anomalias.

A aplicação torna possível a consulta da qualidade da água no local em que o utilizador se encontra, recorrendo à localização do dispositivo móvel, ou de qualquer outra zona da cidade, através da navegação do mapa interactivo disponibilizado.

Para além de permitir consultar e monitorizar a qualidade e os níveis da água disponibilizada pela rede pública, a app mostra, ainda, a localização dos bebedouros públicos, incentivando os utilizadores a consumir água da rede e a encher as suas garrafas em locais identificados para o efeito.

A disponibilização da informação presente na aplicação móvel enquadra-se na estratégia da EPAL de aumento de “confiança” dos consumidores na água que sai das torneiras da rede pública. A H2O Quality permite, adicionalmente, aceder às restantes aplicações móveis da EPAL.