O EMOBICITY, projecto que visa contribuir para medidas mais sustentáveis na área da mobilidade eléctrica urbana, vai implementar um Plano de Acção dedicado às infraestruturas de carregamento dos veículos eléctricos. É o objectivo da segunda fase do projecto europeu, que conta com a participação da ADENE – Agência para a Energia e da Direção Regional da Energia dos Açores (DREn).
Enquadrado no Programa Interreg Europe, o EMOBICITY está a decorrer com o propósito de melhorar as políticas de mobilidade eléctrica em meio urbano, desenvolvendo e integrando planos de acção para a área. Em concreto, a iniciativa pretende, através destes planos, facilitar a integração da mobilidade eléctrica nos sistemas de transportes urbanos e promover medidas inovadoras.
Iniciado em Agosto de 2019, o EMOBICITY realizou, numa primeira fase, vários eventos com o objectivo de partilhar experiências e conhecimentos, entre os quais workshops, visitas de estudo técnicas sobre mobilidade eléctrica, divulgação de boas práticas, edição de relatórios técnicos e participação em eventos, reuniões.
A ADENE, que integra o consórcio, também colaborou nesta fase. Neste âmbito, contribuiu para a elaboração de um relatório sobre boas práticas na área da mobilidade eléctrica, considerando três vertentes: políticas e estratégias de promoção, educação e mudança comportamental e experiências/exemplos em meios urbanos. Realizou ainda os cinco relatórios técnicos: modelo tarifário aplicado ao carregamento de veículos eléctricos, mobilidade eléctrica em regiões de baixa densidade populacional, integração de incentivos nos instrumentos de políticas públicas para a dinamização da mobilidade eléctrica, integração das renováveis na mobilidade eléctrica e condução autónoma e logística urbana.
Além destes relatórios, a ADENE propôs cinco boas práticas políticas portuguesas para integrar a base de dados Policy Learning Platform, destinada a governos locais e regionais europeus. Segundo a ADENE, num comunicado, as cinco boas práticas são “relativas a incentivos para a aquisição de veículos eléctricos, à rede de postos de carregamento para veículos eléctricos, a um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, a pontos de luz inteligentes para fomentar a mobilidade leve eléctrica e a um serviço de bicicletas partilhadas”.
Agora a terminar, a primeira fase do projecto vai dar lugar à fase seguinte, que irá decorrer entre Agosto de 2022 e Julho de 2023. Recorde-se que o consórcio é composto pela ADENE, pela DREn, mas também por instituições da Grécia, Alemanha, Roménia e Croácia.