Nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro, start-ups, scale-ups e investigadores vão apresentar soluções para responder aos desafios actuais da mobilidade urbana a um conjunto de municípios portugueses. O encontro virtual EIT Urban Mobility Open Innovation Program vai culminar na selecção de cinco soluções vencedoras, que receberão um prémio de 1800 euros e a possibilidade de manter contacto e desenvolver pilotos com os municípios participantes.
No âmbito da iniciativa, a Área Metropolitana de Lisboa (que junta 18 municípios), Fundão, Covilhã e Angra do Heroísmo reportaram alguns dos seus desafios na área da mobilidade que querem ver resolvidos. Como promover a mobilidade suave e a confiança nos transportes públicos em tempo de pandemia, encontrar estratégias para reduzir a poluição e integrar micro-mobilidade e transportes públicos, desenvolver um sistema eficaz de transporte e estacionamento que não prejudique a atractividade dos centros urbanos ou criar soluções para a mobilidade em zonas de baixa densidade populacional são algumas das temáticas que esperam, agora, uma proposta de solução da parte dos empreendedores.
A submissão de propostas de soluções para apresentação desta semana decorreu até 29 de Novembro, na plataforma on-line da BGI – Building Global Innovator, coordenadora do Hub em Portugal. As propostas vencedoras vão ser escolhidas pelos municípios e serão conhecidas a 15 de Dezembro, num evento de entrega de prémios.
A par da possibilidade de vencer o prémio monetário e de desenvolver a sua ideia no terreno, as soluções participantes tiveram ainda acesso a apoio no desenvolvimento de negócios, workshops de pitch e passam agora a fazer parte de pertencer à rede europeia do EIT Urban Mobility.
Com o objectivo de promover a partilha de conhecimentos e soluções que respondam aos desafios reais enfrentados por municípios portugueses, o evento é organizado pelo EIT Urban Mobility e pelo EIT Urban Mobility Hub Portugal, constituído pela BGI – Building Global Innovator, IASA e Thales Portugal. O encontro conta ainda com a parceria da Vodafone Power Lab, AIP – Associação Industrial Portuguesa e AEP – Associação Empresarial de Portugal.
O programa EIT Urban Mobility Hub Portugal pretende “aumentar o conhecimento sobre as questões de mobilidade urbana nas cidades e incentivar ideias e soluções inovadoras para melhorar a situação do tráfego, bem como resolver outros problemas de mobilidade urbana no país”. Nesse sentido, a ideia será utilizar as cidades portuguesas como laboratórios, no sentido de “transformar a mobilidade num processo mais inteligente”. A BGI, enquanto coordenadora do Hub em Portugal, deverá ainda organizar um programa de Open Innovation com municípios portugueses.