Entre 15 e 17 de Junho, a Comissão Europeia quer ajudar a fazer a ligação entre representantes de cidades e fornecedores de soluções de inteligência urbana, num evento que tem como objectivo “explorar e moldar” oportunidades de investimento em projectos smart cities. Esta é a segunda iniciativa do género, depois de a primeira ter decorrido em Fevereiro, em Bruxelas, mas será a primeira a decorrer “inteiramente on-line”.
Reunindo representantes de municípios e regiões europeias, o evento on-line tem como objectivo possibilitar às cidades a troca de experiências e boas práticas em projectos de inovação e inteligência urbana e o estabelecimento de contacto com empresas e fornecedores de produtos e serviços na área das smart cities. Ao longo de três dias, o encontro vai procurar “explorar e moldar oportunidades” para todas as partes interessadas na implementação de projectos no campo da inteligência urbana. Com o foco orientado para o investimento nas áreas da mobilidade e transportes, tecnologias da informação e comunicação e energia, a iniciativa adaptou-se face ao actual contexto de pandemia e realiza-se, pela primeira vez, em meio digital. Os participantes no evento vão poder contar com a “ajuda” de especialistas para o desenvolvimento de projectos de inteligência urbana ou o planeamento de investimentos numa “mesa redonda virtual”. O encontro vai possibilitar ainda a concretização de encontros virtuais entre os fornecedores de soluções e os investidores.
Promovido pela Comissão Europeia (CE) e pela EIP-SCC – a plataforma de inovação para as cidades inteligentes e as comunidades da CE –, este será o segundo evento do género, depois de o primeiro, realizado em Fevereiro deste ano, ter acontecido em Bruxelas.
Segundo a organização do evento, esta será uma oportunidade para a discussão das necessidades dos centros urbanos em matéria de inteligência urbana e para “promover a colaboração entre representantes de cidades e regiões, decisores políticos, representantes de empresas, investidores” e instituições de investigação.
As inscrições para participar nas várias sessões programadas estão abertas até ao último dia da iniciativa, 17 de Junho. Até ao momento, está confirmada a presença de 17 participantes, entre representantes de autoridades oficiais e governos locais, empresas do sector da inovação urbana e instituições de ensino e investigação. De acordo com o sítio web do evento, a partir de Portugal inscreveram-se, até agora, três participantes.