Criada no âmbito da presidência alemã do Conselho da União Europeia (UE), o Earth Speakr é uma plataforma, acessível através de um website e de uma aplicação móvel, que “convida as crianças a falar pelo planeta e os adultos a ouvir o que têm a dizer”. Disponibilizada nas 24 línguas oficiais da UE, a plataforma aposta na realidade aumentada para recolher contributos de crianças e adolescentes durante os próximos seis meses com o objectivo de abordar “os vários temas essenciais ao futuro do planeta”.
Iniciada a 1 de Julho e com data de término a 31 de Dezembro, a presidência alemã do Conselho da UE é acompanhada, na sua duração, pelo Earth Speakr. A iniciativa, concebida pelo artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson, conhecido pelas suas instalações de larga escala, pretende ouvir as opiniões de crianças e adolescentes, “ainda sem idade para votar”, sobre a sustentabilidade ambiental do planeta. Através de tecnologia de realidade aumentada, as crianças e os jovens que pretendam submeter a sua mensagem poderão fazê-lo, durante os próximos seis meses, dando voz a diferentes figuras: “uma árvore, uma casca de banana, o céu ou a rua”.
As participações vão sendo reunidas na plataforma e podem ser consultadas no site oficial da iniciativa e ouvidas na aplicação, através de realidade aumentada. A defesa do ambiente local e do planeta são o mote para a participação dos mais jovens. O Earth Speakr convida, segundo Olafur Eliasson, “crianças e adolescentes a serem artistas” e o resultado final da obra será a reunião dos “seus pensamentos e visões, preocupações e esperanças”, através da submissão de “conteúdos divertidos, extravagantes, sérios ou poéticos”.
Para além de serem reunidas e disponibilizadas on-line, as mensagens submetidas na plataforma são transmitidas em edifícios da UE em Bruxelas e em Estrasburgo e também em Berlim, no edifício do ministério federal das relações externas da Alemanha.
A plataforma artística é financiada pelo ministério federal das relações externas da Alemanha e foi concebida por Olafur Eliasson em parceria com o Goethe-Institut. A aplicação móvel é de utilização gratuita e encontra-se disponível em dispositivos com sistema operativo iOS e Android.