A ferramenta digital Datacenter LIPOR, responsável pela monitorização dos projectos de gestão de resíduos em execução pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, foi reconhecida como boa prática pela plataforma para a economia circular da Comissão Europeia e do Comité Económico e Social Europeu.

Em comunicado enviado ontem, o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) anunciou o reconhecimento, enquanto boa prática para a promoção de uma economia circular, da sua plataforma digital de monitorização de projectos. O Datacenter LIPOR consta, agora, da lista de boas práticas na área da economia circular presente no website da European Circular Economy Stakeholder Platform (ECESP), a plataforma de promoção da economia circular da Comissão Europeia e do Comité Económico e Social Europeu (CESE).

Reconhecida como exemplo a seguir na promoção da circularidade, a plataforma digital da LIPOR possibilita a monitorização dos seus projectos de gestão de resíduos “com maior precisão”, em áreas como a recolha selectiva, e permite “maior fiabilidade na gestão da informação e no reporte a entidades externas”. Para além disto, explica o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos, “possibilita ainda a transição de um modelo de análise macro, assente em resultados globais e por zona geográfica, para um sistema em que é possível quantificar os níveis de participação e estimar as quantidades entregues por cliente de forma individual”.

O reconhecimento da plataforma digital enquanto boa prática vem, no entender da LIPOR, “reforçar a sua actuação no panorama internacional do sector de resíduos”.