É portuguesa, assume-se como a “Uber das encomendas” e pretende democratizar o envio de volumes. De todos os tamanhos e feitios, os utilizadores da recém-lançada aplicação nacional podem requisitar o envio de uma encomenda ou registar-se na plataforma para fazerem, eles próprios, a entrega.

A missão da YouShip é “tornar o envio de encomendas tão natural como o envio de uma mensagem escrita”. E a oportunidade estende-se a todos, utilizadores privados e transportadores. Todos podem transportar encomendas para o seu destino final e o cliente ganha um “método seguro, rápido e menos oneroso”.

Sediada em Coimbra, a YouShip é uma empresa que conta com o apoio da Incubadora do Instituto Pedro Nunes para o lançamento desta plataforma, que permite ligar “utilizadores com necessidade de enviar encomendas a utilizadores privados e/ou transportadores” que pretendam realizar serviços de transporte.

Tal como acontece no caso da Uber, também a YouShip promove a avaliação dos utilizadores que realizam o envio de encomendas. Quem transporta tem a oportunidade de submeter a sua proposta e quem pretende enviar um volume tem a oportunidade de escolher a opção mais vantajosa, ponderando factores como o custo, a previsão de entrega e a performance do transportador.

Os utilizadores ganham tempo, os transportadores ganham dinheiro e, segundo os responsáveis do projecto, também o ambiente fica a ganhar. A aplicação tem por base o “Crowdsourcing Delivery, que aproveita o deslocamento dos transportadores e o quotidiano dos cidadãos, para transportar mercadorias”, rentabilizando as viagens, prevendo “o consumo de combustíveis, emissões de CO2” e recomendando a “velocidade ideal para minimizar o consumo”. Mas as entregas não têm de ser efectuadas de carro, especialmente em meio urbano, onde, muitas vezes, os modos suaves, para além de serem os mais amigos do ambiente, são os mais competitivos. A plataforma permite que “outros meios de transporte sejam adoptados para fazer transporte de bens, seja de bicicleta, mota ou a pé”.

Vários mecanismos de validação asseguram a segurança do transporte e os pagamentos são efectuados de forma automática, após a confirmação de entrega.

A app, lançada há menos de um mês, no 10º Encontro Transportes em Revista, já se encontra disponível para iOS e Android e pode ser usada em todo o território continental.