A cidade norte-americana Columbus, no Ohio, foi a grande vencedora da iniciativa Smart City Challenge. Cerca de 40 milhões de dólares serão, agora, investidos na cidade, para a integração de soluções inteligentes na área dos transportes.

Das sete candidatas finalistas a receber este apoio, Columbus distinguiu-se pela sua “visão holística e impressionante sobre como a tecnologia pode ajudar todos os residentes da cidade a se movimentarem mais facilmente e a terem acesso a oportunidades”.

Entre as propostas de Columbus estão o desenvolvimento de três autocarros eléctricos autónomos que ligarão um novo terminal Bus Rapid Transit à zona comercial, fazendo, assim, a ligação entre as áreas residenciais e os postos de trabalho. A cidade vai também usar as novas tecnologias, nomeadamente data analytics, para melhorar o acesso a cuidados de saúde numa das suas comunidades que se depara, actualmente, com um problema de mortalidade infantil elevada. O objectivo aqui será providenciar melhores soluções de transportes àqueles que necessitam de se deslocar para aceder a cuidados de saúde.

Smart Columbus vai concretizar um sistema de transportes multimodal sem precedentes, que não beneficie apenas as pessoas do centro de Ohio, mas potencialmente todas as cidades de média dimensão”, afirmou Andrew Ginther, mayor de Columbus.

Smart City Challenge foi lançado pelo Departamento dos Transportes dos Estados Unidos (EUA), com o propósito de apoiar a cidade vencedora a tornar-se na “primeira cidade norte-americana a integrar plenamente tecnologias inovadoras, como carros autónomos, veículos conectados e sensores inteligentes na sua rede de transportes”.

Para além dos 40 milhões de dólares, Columbus vai ainda ter direito a 10 milhões da Vulcan Inc., parceira filantropa desta iniciativa do governo. Até aqui, a cidade conseguiu também angariar cerca de 90 milhões de dólares junto de investidores privados.

“O Smart City Challenge exigiu que cada cidade pensasse os transportes de forma multidisciplinar, sem ser em silos, mas enquanto ecossistema. As iniciativas arrojadas que propuseram demonstraram que o futuro dos transportes não é apenas sobre usar a tecnologia para fazer os nossos sistemas mais seguros e eficientes – é sobre usar estas ferramentas avançadas para tornar a vida melhor para todas as pessoas, especialmente aquelas que vivem em comunidades desfavorecidas. Apesar de Columbus ser a vencedora do Challenge, acreditamos que cada cidade saiu deste processo com uma ideia reforçada de como abordar os desafios dos transportes com a tecnologia e inovação”, afirmou o secretário para os Transportes dos EUA, Anthony Foxx.

Conheça aqui o projecto de Columbus.