É já na próxima semana que a cidade de Évora volta a ser palco de debate para as regiões da União Europeia (UE). A Cimeira Europeia das Regiões para Comunidades Inteligentes arranca a 9 de Maio, Dia da Europa, e decorre na cidade alentejana até 14 de Maio, contando com a presença, entre outros, da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do presidente do Comité das Regiões Europeu, Apostolos Tzitzikostas.
Depois do sucesso da primeira edição no ano passado, que resultou na assinatura do Protocolo Alentejo, a Cimeira volta a ser organizada debaixo da chancela do projecto europeu do Horizonte 2020 Auroral, liderado pela CCDR- Alentejo.
Aproveitando a ocasião do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, para o pontapé de saída, o evento tem lugar no Convento do Espinheiro e vai receber, num formato híbrido, representantes eleitos de governos e de autoridades públicas regionais, municipais ou locais, investidores e estrategas, investigadores e estudantes, representantes em Bruxelas de regiões e cidades da Europa, assim como de clusters e redes sectoriais, entre outros.
O encontro pretende ser uma “celebração do sucesso e das conquistas resultantes da cooperação entre comunidades inteligentes e uma oportunidade para o compromisso comum com desafios partilhados e soluções inteligentes”, lê-se no portal oficial do evento. O debate entre vai decorrer ao longo de cinco dias dedicados, cada um, a uma temática diferente: Europa (dia 1); Investimento (dia 2); Inovação (dia 3); Excelência (dia 4); e Liderança (dia 5).

No ano passado, a Cimeira Europeia das Regiões para Comunidades Inteligentes resultou no o Protocolo Alentejo, uma declaração conjunta de intenções com vista à “construção de um ambiente inteligente e sustentável e uma Europa melhor até 2030”, onde foi reconhecida a necessidade de trabalho colectivo no sentido de conseguir um futuro mais verde, digital e inclusivo.
Recorde-se que o projecto Auroral conta com um orçamento de 16 milhões de euros e tem como missão “dotar as regiões rurais europeias de um ambiente digital integrado potenciador de serviços comparáveis aos das regiões economicamente mais densas”, através do reforço da conectividade e interoperabilidade de plataformas existentes, e, assim, diminuir o fosso digital entre áreas urbanas e rurais. Além do Auroral, a organização do evento de 2022 conta também com o apoio de Alentejo Europe Initiative, Living in EU, RegHub, OASC, European Digital SME Alliance e IrRADIARE, Science for Evolution.