Uma comitiva de representantes de vários municípios portugueses visitou hoje o recinto do Smart City Expo World Congress, o maior evento mundial na área das cidades inteligentes, que decorre entre os dias 13 e 15 de Novembro em Barcelona. Numa iniciativa organizada pela Secção de Cidades Inteligentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pela Nova IMS, os responsáveis nacionais fizeram questão de marcar presença nos stands de empresas portuguesas e conhecer as mais recentes soluções made in Portugal.
No comando da comitiva estiveram António Almeida Henriques, presidente da câmara municipal de Viseu e da Secção Cidades Inteligentes da ANMP, e Miguel de Castro Neto, subdirector da Nova IMS. Numa entrevista exclusiva à Smart Cities, os dois responsáveis admitiram que vieram a Barcelona não só conhecer as mais recentes soluções, mas também buscar inspiração para a próxima edição do Portugal Smart Cities Summit, que deverá ter lugar no próximo ano, no Parque das Nações. Nos planos da ANMP, está também mais um Smart Cities Tour, cujo arranque está marcada para o próximo mês de Dezembro, e que tem como missão ajudar os municípios portugueses a adoptar o conceito de inteligência urbana.
Entre aqueles que estão mais avançados nesta matéria e os que estão ter o primeiro contacto com os projectos smart city, “temos um país a três velocidades”, disse Almeida Henriques. Para o autarca, o desenvolvimento dos territórios portugueses neste sentido esbarra com duas principais dificuldades que merecem atenção urgente: a coesão digital, com uma parte do país onde não existe ainda acesso, e a ausência de uma estratégia nacional para o sector. “Faz falta um ministério das Cidades”, admitiram os responsáveis.
Na comitiva, para além de Viseu, seguiram também representantes de Faro, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Torres Novas, Oeiras, entre outros, que visitaram os stands das empresas nacionais Compta, Extruplás, Ubiwhere, Wavecom, e de gigantes internacionais como a Huawei, a NEC e a Deloitte, onde o município de Cascais está em destaque.
A oitava edição do Smart City Expo World Congress termina amanhã, depois de três dias de exposição e conferências, no qual participam mais de 700 cidades e 844 expositores.