A cidade da Amadora está na corrida ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade, um galardão que distingue as melhores ações levadas a cabo por autoridades locais durante a edição de 2023 desta iniciativa, realizada entre 16 e 22 de setembro.

O município português vai disputar o título com as cidades de Budapeste, a capital da Hungria, e Innsbruck, na Áustria. As três finalistas foram escolhidas por um painel independente de peritos em mobilidade e transportes, que reconheceu “as atividades extraordinárias desenvolvidas” durante a Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema foi “Eficiência energética”.

Segundo a Comissão Europeia, que lançou este prémio, a Amadora distinguiu-se “por estabelecer parcerias com outras autoridades locais e regionais da Área Metropolitana de Lisboa e, também, com marcas como a IKEA e a Decathlon”. O júri destacou também o facto da cidade portuguesa ter participado em “campanhas à escala europeia, como o movimento internacional Kidical Mass, para promoção das deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos”. A estes argumentos juntou ainda “as atividades e lançamento de medidas permanentes (como a criação de uma rede de ciclovias interurbanas) que mereceram uma forte campanha de divulgação e promoção tendo sido amplamente divulgadas, transmitidas na televisão e rádios locais, para além de serem amplamente partilhadas nas plataformas de redes sociais”.

Quanto aos outros dois concorrentes, a organização sublinhou, por exemplo, o “ambicioso fim de semana sem carros (16 e 17 de setembro), com 10 mil participantes e atividades para crianças e adultos, e ainda um Dia sem Carros (22 de setembro)”, que tiveram lugar em Budapeste. Já Innsbruck foi elogiada “por uma alargada abordagem do tema de 2023” e por se ter “concentrou na transferência de espaço dos automóveis para as pessoas, libertando lugares de estacionamento para utilização pedonal numa praça central”, entre outras razões.

O anúncio do vencedor do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade está marcado para o dia 14 de março, durante uma cerimónia realizada em Bruxelas, na Bélgica. Durante o evento será também conhecido o vencedor da Prémio Mobility Action, que distingue ações promovidas ao longo do ano por ONGs, empresas, organizações da sociedade civil, grupos de cidadãos, escolas ou administrações locais. Neste caso os finalistas são a GSK, da Bélgica, a NVBW, da Alemanha, e Nudgd, dos Países Baixos.

Recorde-se que esta é a terceira vez consecutiva que Portugal elege cidades para o lote de finalistas do Prémio Semana Europeia da Mobilidade, depois de Braga ter ganho o galardão relativo à edição de 2022 e da Amadora ter ficado no top 3 da edição de 2021. Nesse mesmo ano, Valongo venceu a categoria das cidades com menos de 100 mil habitantes.

Fotografia de destaque: © CM Amadora