Depois de um ano de experiências, a plataforma Smart City do município de Albufeira está “aberta” ao público. Apresentada a 18 de Maio, a ferramenta vai, para já, permitir a gestão de ocorrências, contando para isso com a participação dos cidadãos na comunicação das situações a resolver na cidade algarvia. No futuro, a intenção é levar este projecto “mais longe”, alargando-o a outras áreas, revela a câmara municipal.
A plataforma, que resulta de uma parceria com a NOS, funciona com base num sistema que agrega, gera e disponibiliza dados relevantes, permitindo “melhorar os serviços disponibilizados aos cidadãos e visitantes”, explica a autarquia em comunicado. Nesta primeira fase, a principal funcionalidade é a gestão de ocorrências, sendo que estas podem ser comunicadas através de uma webapp, disponível para dispositivos móveis ou através do acesso a um portal on-line, mediante um registo. Depois de comunicada a ocorrência, a câmara municipal recebe, em tempo real, a informação na sala de controlo smart city, procedendo, então, à análise e encaminhamento para o serviço responsável pela sua resolução. Ao longo de todo este processo, os munícipes são informados sobre o estado da ocorrência.
Para o presidente da câmara municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, a plataforma é uma “excelente” oportunidade para o exercício dos direitos de cidadania, uma vez que permite que os cidadãos participem na gestão da comunidade em que vivem. “Temos uma excelente ferramenta à disposição, mas, para que funcione, é necessário que se comuniquem as ocorrências através da plataforma Smart City, que haja uma co-responsabilização e um compromisso da parte de todos para que as situações reportadas sejam efectivamente resolvidas. Só assim teremos um sistema credível”, referiu. O autarca assegurou ainda o compromisso do município nesta matéria, tendo sido já promovidas “reuniões com os responsáveis dos diversos serviços, bem como com as empresas que trabalham directamente com a autarquia, no sentido de os sensibilizar para a importância de não se defraudarem as expectativas dos cidadãos”.
Mas as ambições da autarquia de Albufeira para a plataforma não se ficam pela gestão de ocorrências, sendo esta apenas “uma primeira fase de um projecto que se quer levar mais longe”. Segundo fez saber José Carlos Rolo durante a apresentação pública da plataforma, na qual estiveram também presentes elementos da vereação, presidentes das juntas de freguesia locais e representantes da NOS, a intenção é alargar a ferramenta a outras áreas, como a gestão de resíduos, a eficiência energética, a mobilidade, a segurança, a ocupação das praias, etc. “A Smart City é uma ferramenta extraordinária de ajuda à gestão, um programa com múltiplas aplicações e desafios que se vão construindo dia-a-dia, com o propósito de melhorar a vida dos cidadãos, dos residentes e dos turistas”, avançou.
A implementação da plataforma, que estava a ser testada internamente pelo município desde Maio do ano passado, conta com o apoio da NOS, à semelhança de outras iniciativas smart city desenvolvidas por municípios portugueses. “Começámos a construir o que poderia ser uma cidade mais inteligente, mais ligada, e fizemos isto porque conhecemos as expectativas das pessoas e como se relacionam com a tecnologia. Temos acompanhado a transformação das cidades e, juntamente com estas, conseguimos inovar e criar novas infraestruturas tecnológicas. Para além disso, temos um conjunto de parceiros em várias áreas dos municípios, uma plataforma integradora de dados abertos que nos permite recolher informação de todas as áreas essenciais à cidade, garantindo a prestação de um serviço on-line 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirmou Pedro Figueiredo, da NOS. O responsável pela Contratação Pública da operadora de telecomunicações aproveitou ainda para realçar as oportunidades trazidas pelo 5G para as cidades inteligentes, sublinhando que, “para ser uma smart city, é preciso ligar as coisas, colocar tudo a comunicar, para receber a informação que vai fazer com que possamos decidir melhor”.