O projecto AI4Cities junta seis regiões e cidades europeias em processos de compras pré-comerciais para fomentar o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras através da inteligência artificial. O objectivo é reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos sectores da mobilidade e energia. Amanhã, 28 de Maio, decorre o webinar Open Market Consultation, de participação livre e destinado a apresentar o projecto e a “abrir o diálogo” com potenciais fornecedores de soluções tecnológicas.

As inscrições estão abertas e o encontro está marcado, em terreno digital, para as 9 da manhã, hora portuguesa, desta quinta-feira. Em cima da mesa das discussões estará a apresentação do AI4Cities, o projecto europeu que reúne as cidades de Helsínquia (Finlândia), Amesterdão (Países Baixos), Copenhaga (Dinamarca), Stavanger (Noruega), Talin (Estónia) e a região de Paris (França) em processos de compras pré-comerciais de inovação no campo da inteligência artificial (IA). Estes processos desafiam a indústria a, com base na procura, desenvolver soluções para o sector público, permitindo a comparação entre várias soluções apresentadas pelos concorrentes. No âmbito do projecto europeu, estão disponíveis 4,6 milhões de euros para serem divididos entre os fornecedores de inovação seleccionados.

Para além de promover a apresentação da iniciativa europeia, o webinar de amanhã vai procurar “abrir o diálogo” com potenciais fornecedores de soluções tecnológicas de inteligência artificial, capazes de fazer “acelerar” o caminho traçado pela Comissão Europeia rumo à neutralidade carbónica. A participação no webinar é livre (mediante inscrição) e destina-se a start-ups, empreendedores, empresas e especialistas em alterações climáticas. O encontro digital vai contar com a participação de representantes da coordenação do AI4Cities, de representantes das cidades parceiras e da Forum Virium Helsinki, a empresa de inovação da capital finlandesa.

O AI4Cities é um projecto a três anos, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, e que junta seis cidades e regiões europeias em processos de compras pré-comerciais, com o objectivo de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras através do uso de tecnologias de IA, tais como aplicações de big data, tecnologia 5G ou a Internet das Coisas (IoT). O objectivo é que as soluções a desenvolver possam resultar na redução das emissões de gases com efeito de estufa nos sectores da mobilidade e energia.