Águeda vai ser piloto, a nível nacional, para um novo conceito de Lojas de Cidadão. A reestruturação da Loja de Cidadão do município irá implicar não só um maior espaço, mas também um aumento dos serviços centrais disponíveis.

Em Águeda, vai ser testado um novo conceito de Lojas de Cidadão de nova geração, que irá funcionar com os recursos humanos do município, onde serão prestados serviços da Administração Central e da câmara municipal. O projecto é resultado de uma parceria entre os serviços camarários e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o acordo da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

A Loja de Cidadão do município irá sofrer uma reestruturação que implica não só um maior espaço, mas também um aumento dos serviços centrais disponíveis. A actividade realizada no Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) irá ser integrada no mesmo espaço da Loja, pelo que o cidadão poderá ter acesso, no mesmo espaço físico, a uma “rede alargada de serviços da Administração Pública, tanto nacional como municipal”, lê-se em comunicado. Além disso, vão ainda ser testadas soluções de atendimento mediado (ou seja, com a mediação de um funcionário), presencial e de cariz reservado, “podendo estabelecer-se espaços físicos diferenciados entre cada serviço”.

“A câmara de Águeda tem sido pioneira em muitas áreas da modernização administrativa e, mais uma vez, estamos na vanguarda em termos nacionais, servindo de modelo para ser replicado em outros municípios do país”, sublinha Jorge Almeida, presidente da câmara de Águeda, citado em comunicado. “Mais uma vez, o município demonstra a sua capacidade de empreender e estar na linha da frente da modernização administrativa”, acrescenta.

Os custos e as obras necessárias serão suportados pela AMA, que será também responsável pela implementação do sistema de gestão de filas de espera e monitorização de atendimento. A câmara municipal será responsável pela disponibilização do espaço e afectação dos recursos humanos. A AMA fará ainda a articulação entre os parceiros da Administração Pública, cujos serviços estarão disponibilizados na Loja, “proporcionando a necessária formação aos funcionários que ficarão afectos a estes serviços”.

De notar que Águeda já tinha levado a cabo o processo de desmaterialização do papel e lançado a Plataforma de Atendimento, para agilizar os processos de tramitação de operações urbanísticas.