Com Novembro à porta, começa a contagem decrescente para o maior evento do sector das cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress (SCEWC). Nesta edição, que vai acontecer em Barcelona entre os dias 15 a 17 de Novembro, o SCEWC vai reunir representantes de mais de 700 cidades de todo o mundo, incluindo, pela primeira vez, um stand dedicado a municípios portugueses.
Promovida pela Fira de Barcelona, a 11.ª edição do SCEWC vai discutir vários tópicos-chave para as cidades inteligentes, capazes de responder a necessidades e desafios e de melhorar a qualidade de vida, no âmbito das seguintes vertentes: tecnologias, energia e ambiente, mobilidade, governação, vivência e inclusão, economia, infraestrutura e edifícios, segurança.
Serão três dias repletos de actividades de debate, de partilha de projectos e contactos, bem como de mesas redondas, sessões keynote e conversas sobre soluções. À semelhança dos anos anteriores, haverá também um espaço de exposições de municípios e empresas, bem como de outras entidades (por exemplo, da Comissão Europeia, da UN Habitat e do Fórum Económico Mundial). É neste espaço que Portugal irá ter, pela primeira vez, um stand para partilhar o seu trabalho.
No total, a 11.ª edição do SCEWC vai contar com mais de 20 mil pessoas, entre as quais mais de 5500 são representantes governamentais de mais de 700 cidades de mais de 120 países. É o caso das cidades de Acra, Doha, Florença, Lisboa, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Seul, Sydney, Tel Aviv, Tóquio e Viena. Com a guerra na Ucrânia, também será assegurada a participação de representantes de Kyiv, que, através de equipamentos de realidade virtual, irão participar em conferências sobre o impacto da guerra na cidade.
“Barcelona e o evento são mais do que um lugar onde as organizações líderes da indústria se encontram com os clientes. [Barcelona e o SCEWC] têm-se tornado um driver de inovação e mudança do panorama urbano”, refere Ugo Valenti, director do SCEWC, em comunicado.
Recorde-se que, além das actividades mencionadas, o SCEWC irá contar ainda com outros dois eventos. O Tomorrow.Mobility, enquanto iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, vai dedicar a 2.ª edição a encontrar respostas para priorizar o transporte público, electrificar a mobilidade, utilizar zonas de baixas emissões e incentivar a micromobilidade. O outro evento é o PUZZLE X, que pretende dar destaque ao potencial de novos materiais – materiais quânticos, materiais de baixa dimensão e materiais 2D como grafeno, por exemplo – para responder a desafios da sociedade.