Vai surgir uma nova comunidade de energia renovável (CER) em Miranda do Douro, onde foi instalada a primeira CER em Portugal pela Cleanwatts. Desta vez, os membros da comunidade serão a casa de repouso Livro de Memórias e famílias carenciadas da região, afirmou a empresa Cleanwatts, nesta quarta-feira.
O projecto para esta nova comunidade em Miranda do Corvo está ainda a dar os primeiros passos, mas os objectivos estão definidos. A meta inicial é implementar uma central fotovoltaica de 110,9 kW, com 241 painéis solares, na casa de repouso Livro de Memória.
Esta central, que será utilizada para autoconsumo – caminhando para a independência energética da instituição – e, depois, integrada numa CER, visa facilitar uma poupança média de 56% na factura energética em relação à tarifa estimada para a energia da rede. Visa ainda estimular a sustentabilidade, gerando, para isso, “mais 364% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e evitando 45 toneladas equivalentes de dióxido de carbono”.
Além disso, o projecto que está sob a responsabilidade da Cleanwatts pretende ter também uma vertente de “combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”, realça a empresa num comunicado de 22 de Fevereiro. Quanto a isto, o objectivo é que a casa de repouso Livro de Memória venha a apoiar perto de uma centena de famílias.
“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma instituição como uma casa de repouso, que tem como missão o apoio à terceira idade e, por isso, uma forte ligação às famílias da região, esta vertente torna-se ainda mais relevante”, destaca Maria João Benquerença, directora de Comunidades de Energia da Cleanwatts.
Depois da implementação dos painéis, começará o processo de angariação de outros membros para a CER, “de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”. A expansão do projecto poderá ainda seguir outros caminhos em termos de fontes renováveis, podendo vir a integrar-se as energias eólica, biomassa ou hidroeléctrica por exemplo.
De acordo com a entidade promotora, esta iniciativa surge to trabalho que já tem sido desenvolvido na região. Recorde-se que a primeira CER portuguesa implementada pela Cleanwatts aconteceu em Miranda do Corvo.