Todos os anos, a New Cities Foundation selecciona dez start-ups inovadoras cujas ideias estão a transformar cidades e convida-as a fazer parte da sua comunidade de Global Urban Innovators (Inovadores Urbanos Globais).
As sugestões apresentadas visam melhorar áreas como a mobilidade na cidade, infra-estruturas urbanas e serviços, saúde e bem-estar e planeamento e desenvolvimento de espaços públicos.
Durante um ano inteiro, estas empresas vão beneficiar de uma série de vantagens e oportunidades providenciadas pela New Cities Foundation, entre elas exposição global, orientação e mentoria personalizada, assim como acesso a contactos privilegiados entre os membros da fundação.
Este ano não foi excepção e os vencedores foram anunciados ontem. Conheça-os aqui:
BestMile
Esta start-up suíça, uma spin-off do Swiss Federal Institute of Technology de Lausanne, actua na área da mobilidade. Foi a responsável por desenvolver uma plataforma para a operação e optimização da gestão de qualquer frota de veículos autónomos.
Saber mais sobre a BestMile.
Cubigo
Ajudar a população idosa a ter uma vida independente e saudável é a proposta da belga Cubigo. Como? Através de uma plataforma na cloud que conecta e junta no mesmo interface os mais idosos, os prestadores de cuidados de saúde, a família e os vários serviços disponíveis.
Saber mais sobre a Cubigo.
Food Cloud
Esta start-up irlandesa quer fazer a diferença no combate aos 1,3 mil milhões de toneladas de comida que são desperdiçados todos os anos. Para isso, desenvolveu um plataforma que liga as empresas com excedentes de comida às instituições de caridade da comunidade que precisam deles. Só na Irlanda e no Reino Unido, a Food Cloud já distribuiu o equivalente a mais de dois milhões de refeições.
Saber mais sobre a Food Cloud.
Jugnoo
Lançada em 2014, a Jugnoo é uma agregadora de serviços de riquexó, cujo objectivo é duplicar a eficiência do condutor, assim como o seu rendimento, ao mesmo tempo que disponibiliza um transporte acessível à população. Tudo isto apenas com um clique na aplicação. Está presente em 25 cidades da Índia e conta já com 2,5 milhões de utilizadores na sua base de dados.
Saber mais sobre a Jugnoo.
OurCityLove
São várias as ideias desta start-up de Taiwan, mas todas respondem à mesma necessidade: evitar a exclusão na participação de eventos sociais. Nesse sentido, a OurCityLove começou por criar a app Friendly Restaurant, que indica a quem tem limitações físicas ou visuais quais os restaurantes mais acessíveis e como os encontrar. Depois disso, vieram as Friendly Pediatricians, Friendly Lactation Rooms, Friendly Drivers…
Saber mais sobre a OurCityLove.
PopUpsters
Trata-se de uma plataforma na qual as empresas podem encontrar oportunidades para chegar a novos clientes. O objectivo desta empresa de São Francisco é ajudar os empreendedores locais a fazer sobressair e crescer o seu negócio e a sua marca em eventos.
Saber mais sobre o PopUpsters.
Spacehive
Apresenta-se como a primeira plataforma de crowdfunding cívico, com a missão de democratizar a forma como definimos as cidades. De que forma? Permitindo que qualquer pessoa crie e financie projectos cívicos on-line. Para isso, são fornecidos as ferramentas necessárias tanto para o desenvolvimento das ideias, como para chegar a um número maior de pessoas ou empresas. Desde 2012, o Spacehive esteve na base de 158 projectos no Reino Unido, avaliados em 4,8 milhões de libras.
Saber mais sobre o Spacehive.
Urban3D
Missão: erradicar a privação de habitação nos próximos 15 anos. Pode parecer ambicioso, mas esta é a meta da Urban3D, que pretende usar a fabricação digital e o uso de soluções de materiais naturais no sector da construção. O primeiro produto da empresa é uma impressora 3D que consegue produzir lajes de forma mais rápida, barata e sem qualquer desperdício.
Saber mais sobre a .
Wecyclers
Incentivar a reciclagem é a receita da Wecyclers para dar a comunidades de baixo rendimento em países em desenvolvimento a possibilidade de captar valor dos resíduos gerados, ao mesmo tempo que ajuda a limpar os bairros onde vivem. Os objectos reciclados são convertidos em pontos, através de um sistema SMS, que podem, depois, ser trocados por bens e serviços úteis.
Saber mais sobre a Wecyclers.
What3Words
Uma combinação única de três palavras que identifica cada quadrado 3 m x 3 m da superfície terrestre é como a What3Words propõe superar o sistema de código postal convencional. Mais preciso, fácil de usar e lembrar, defende a empresa, o código é já usado em mais de 170 países, mas a sua missão vai bem mais além: dar a todas as pessoas e a todos os locais um endereço simples.
Saber mais sobre a What3Words.