A cidade de Aveiro está pronta para mais uma volta da Aveiro Tech Week, a iniciativa da câmara municipal de Aveiro (CMA), que junta tecnologia, arte e cultura em iniciativas de entrada livre ao longo de toda a semana. Prometendo o regresso dos eventos Criatech, Techdays e Prisma/Art Light Tech e também algumas novidades, a Aveiro Tech Week começa já na segunda-feira.

Conferências, workshops, laboratórios, gaming, cosplaying, sessões de autógrafos, competições, hackathons, festivais, exposições, instalações artísticas de som e luz e performances são algumas das actividades que constam do programa da Aveiro Tech Week. A decorrer entre os dias 10 a 16 de Outubro, a semana irá contar com uma sessão oficial de abertura na manhã de dia 11 de Outubro, onde estarão presentes várias personalidades incluindo o presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o presidente da Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate. 

No âmbito das TECH SESSIONS, será possível conhecer exemplos de projectos de start-ups e scale-ups que reflectem a importância da tecnologia na interacção com cidades, empresas e cidadãos, bem como discutir a estratégia “phygital”, o Novo Bauhaus Europeu e a importância duma maior representatividade feminina na área tecnológica. É possível assistir às sessões de forma gratuita e presencial, mediante reserva, ou digital, através de livestreaming.

No que diz respeito aos workshops, além do já esperado MFT LABS, a construção verde, a mobilidade autónoma e a gestão urbana de cidades assumem também o papel de destaque. Na parte da educação, a aproximação de crianças e jovens às áreas STEAM são uma constante, estando preparados também vários desafios e hackathons que promovem o raciocínio lógico e a criatividade.

Relativamente ao concurso Aveiro Tech City Challenges, serão também apresentados, em demonstrações ao vivo, os projectos inovadores e tecnológicos finalistas. Entre as soluções, destaca-se a Scubic, ligada à eficiência energética em edifícios públicos, a Parkware, promotora da transformação digital em mercados e feiras, e a Deep Neuronic, que detecta automaticamente, através de inteligência artificial, padrões de violência em espaço público. Serão ainda demonstradas outras inovações de parceiros tecnológicos, por exemplo, uma solução de recolha de resíduos da Ubiwhere.

Quanto ao Criatech, a criatividade, a tecnologia e o património histórico também voltam para a 6.ª edição, que reúne mais de 40 artistas de dez nacionalidades em torno do tema “Ecos do Futuro”. Já o festival Prisma/Art Light vai encher a cidade de Aveiro de luz nos dias 14 e 15 de Outubro, procurando fazer jus à expressão “Fortaleza Europa”, que, recuperada da Segunda Guerra Mundial, pretende invocar a “união dos povos e a afirmação do espaço europeu através da arte”.

Competição Hackathon é novidade desta edição

Entre as várias actividades da semana, a principal novidade de 2022 é a 1.ª edição do Aveiro Tech City Hackathon. Segundo a CMA, nesta competição, “os participantes são chamados a desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para cinco desafios lançados por empresas de base tecnológica do ecossistema de Aveiro”. No final, haverá, no dia 14 de Outubro, um pitch final, depois do qual serão anunciadas as cinco equipas vencedoras, às quais serão atribuídos cinco mil euros.