A experiência imersiva concebida no NARC – Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, na Baixa de Lisboa, é uma das vencedoras do prémio InAvation 2023, um galardão internacional que distingue iniciativas audiovisuais e interactivas. O projecto, da autoria da empresa portuguesa EDIGMA, foi distinguido, nesta semana, em Barcelona, no âmbito da categoria “Smart Building”.
“Este é um reconhecimento que nos honra, de um projecto sustentado numa narrativa expositiva diferenciadora, com recurso a soluções tecnológicas, que se traduzem numa experiência imersiva e envolvente na história de Lisboa”, refere, em comunicado, Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA, a única empresa portuguesa finalista neste concurso internacional e que coordenou e implementou o projecto no NARC.
A experiência museológica “imersiva” e “inteligente” recebeu a distinção de “Smart Building” do prémio InAvation 2023, que destacam projectos pelo design, pela integração e pela gestão das componentes do audiovisual e da interactividade. Segundo a EDIGMA, “esta é a categoria mais exigente pois coloca frente a frente os melhores dos melhores, ou seja, todos os finalistas de todas as categorias”.
A entrega do prémio decorreu no dia 31 de Janeiro, no Museu Nacional de Arte da Catalunha, em Barcelona. Recorde-se que esta renovação do NARC com a adopção desta experiência imersiva passou por interligar o passado e o presente com recurso a soluções tecnológicas e a vestígios históricos.
