Os TUB – Transportes Urbanos de Braga anunciaram, esta semana, um aumento do número de passageiros transportados, assim como da receita resultante da venda de títulos de transporte. Até 2025, a ambição da cidade é ainda maior, expectando que o número duplique para os 20 milhões de passageiros.

Face a Setembro de 2013, o número de pessoas a utilizarem os TUB, em 2016, cresceu 18%. Já a venda de títulos subiu 12%, nestes três anos, adianta a empresa. Para a autarquia, estes números são sinónimo de “sucesso da estratégia dos TUB e da cidade na promoção da mobilidade sustentável”.

Segundo o presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, a empresa municipal de transportes tem feito “um esforço muito grande” na aproximação à população e aos cidadãos, nomeadamente através do lançamento de novas linhas, da presença em eventos da cidade ou da facilidade no acesso aos títulos de transporte, o que “se tem traduzido num aumento de passageiros e de receita sem qualquer agravamento dos preços”.

O autarca destacou ainda que, hoje, os transportes públicos de Braga, graças à ligação que existe entre a Estação da CP, a Central de Camionagem, Centro da Cidade, Universidade do Minho e o Hospital, são “uma alternativa a considerar para os utilizadores da cidade que contribui para a sustentabilidade e para uma maior coesão social”.

Para além de duplicar o número de passageiros, recorde-se que Braga definiu, como metas para 2025 ao nível da mobilidade, uma redução de 25% do número de carros na cidade e ainda alcançar os 18 mil utilizadores regulares de bicicleta.