A cidade de Santo Tirso colocou a mobilidade sustentável entre as suas prioridades e os projectos começam a ganhar forma. A autarquia está a apostar no desenvolvimento dos transportes intermunicipais e também numa rede de ciclovias, revelou, na semana passada, o presidente da câmara municipal, Joaquim Couto.

Para estas acções, a câmara municipal está a trabalhar em cooperação com os municípios vizinhos, acrescentou o responsável, que falava durante uma cerimónia de encerramento da iniciativa “Rota dos 20”, na qual as escolas do concelho apresentaram propostas para a mobilidade sustentável. O desenvolvimento dos transportes municipais vai ser feito em parceria com a câmara municipal de Famalicão, na organização de uma empresa intermunicipal. Por sua vez, o projecto da rede de ciclovias vai unir o centro de Santo Tirso a Famalicão e à Trofa.

Para além disso, a autarquia vai ainda aproveitar os fundos comunitários para outros projectos de mobilidade. “Com vista à sustentabilidade, estamos a desenvolver uma candidatura ao PEDU (Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano), no âmbito do 2020, para o espaço partilhado do centro da cidade”, avançou Joaquim Couto.

A mobilidade segura, sustentável, eficiente e inclusiva foi o tema escolhido para assinalar os 20 anos do eco-escolas em Portugal, da Associação Bandeira Azul, numa iniciativa interconcelhia, cujo propósito foi alertar a comunidade escolar para a importância do tema.