Com o objectivo de “superar os limites da inovação” em carros autónomos, a Ericsson acaba de anunciar uma nova parceria com o programa System Design & Management (SDM) do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts). A ideia central é explorar, no âmbito do projecto Ericsson Autonomous Driving – Predictive Mobility, formas de captar, de um modo seguro, a identidade do condutor, no sentido de compreender as suas preferências e comportamentos.

A equipa do MIT SDM irá trabalhar com a Ericsson na definição e desenvolvimento deste “módulo de identificação”, usufruindo de “uma abordagem inovadora de software de análise de dados [do projecto]”, que “permitirá um melhor entendimento do contexto, perfil do condutor e reconhecimento das redes que suportam a aplicação móvel do carro autónomo, incluindo o streaming de media inteligente”, explica-se em comunicado.

Esta colaboração é, de resto, resultado “de um interesse significativo” por parte dos estudantes do MIT, evidenciado através da votação no Fórum Anual de Projectos e Showcase de Tecnologia, realizados em Janeiro no MIT Media Lab. Durante este evento, que atraiu cerca de 300 estudantes e académicos, bem como representantes de empresas, a iniciativa da Ericsson ficou entre as duas melhores a desenvolver e entregar em Maio, na avaliação dos futuros mestres em Engenharia e Gestão no MIT.

“O programa SDM do MIT combina diversas disciplinas académicas, incluindo engenharia, gestão e lógica de sistema para profissionais de alto nível, a meio da sua carreira, com vários anos de experiência de trabalho e que querem inovar e liderar. Esta participação irá oferecer uma nova visão e perspectiva criativas para o importante projecto Autonomous Driving da Ericsson”, explica Mike Kaul, vice-presidente de Tecnologia, Business Unit Support Solutions na Ericsson.

Recorde-se que o programa de mestrado do MIT em Engenharia e Gestão, System Design & Management foi criado em 1998 para responder à necessidade da indústria em desenvolver a futura geração de líderes. O SDM, programa oferecido em conjunto pela Escola de Engenharia do MIT e pela Escola de Gestão MIT Sloan, é um dos primeiros programas de graduação a integrar engenharia, gestão e lógica de sistemas e relacioná-las com liderança e inovação.

Depois desta parceria, que estabelece com a prestigiada universidade de investigação uma relação baseada em inovação, a Ericsson compromete-se a explorar, em conjunto com o MIT SDM, novas colaborações para o futuro.