O futuro está no mundo conectado, na Internet das Coisas (IoT), e a presença da Bosch na edição deste ano da maior feira mundial de electrónica de consumo (CES), em Las Vegas, serviu precisamente para mostrar que o futuro está à porta e que parte desse futuro está a ser desenvolvido em Portugal.
Tecnologias para automóveis inteligentes e soluções que permitem a comunicação entre os vários dispositivos das casas, numa clara aposta na Internet das Coisas, foram algumas das inovações apresentadas pela marca alemã, que apresentou soluções para cidades inteligentes, mobilidade conectada, casas inteligentes e Indústria 4.0 na 50ª edição da exposição mundial, que decorreu entre 5 e 8 de Janeiro.
O campo da mobilidade conectada está em franco crescimento e deverá ocupar um papel central na mobilidade das cidades. Foi precisamente nesse sentido que a Bosch apresentou um conceito de automóvel que tem por base a intercomunicação. Para Werner Struth, membro do conselho de administração da marca, “o veículo vai ter um papel central nas comunicações entre domínios”.
As funcionalidades apresentadas vão “transformar o automóvel num assistente de quatro rodas” e vão permitir a condução autónoma, através da ligação do veículo ao ambiente exterior. Também a ligação entre condutor e automóvel foi alvo de especial atenção. A nova tecnologia de reconhecimento facial vai permitir ao automóvel adaptar-se a quem se senta no lugar do condutor. A estação de rádio vai mudar de acordo com preferências pessoais e o volante, os espelhos e a temperatura interior serão ajustados de forma automática.

Numa cidade conectada, o carro que comunica com o exterior tem função de mapeador e localizador de estacionamento, contribuindo para o estacionamento baseado na comunidade, que representa um potencial de redução de stress e poupança de tempo e dinheiro. Este serviço, que está alojado na cloud, reúne os dados recolhidos e transforma-os num mapa de estacionamento em tempo real.
Todo o sistema, desenvolvido com o participação da equipa de I&D da Bosch, em Braga, é controlado através de um ecrã táctil e de um sistema de controlo de gestos.
Segundo Struth, “a Bosch está a trabalhar de forma activa para assegurar que a mobilidade e os serviços conectados inteligentes se tornem num único” e explica que “se o automóvel está conectado com a casa inteligente através da cloud, isto vai trazer benefícios mensuráveis”. Acrescenta ainda que “a personalização é uma tendência em crescimento no domínio da conectividade”, estando os dispositivos a tornar-se “companheiros inteligentes que fazem o dia-a-dia mais fácil e seguro em casa, na cidade, no automóvel e no trabalho”.
A aposta da marca centra-se na personalização da oferta e na Internet das Coisas e, nesse plano, a segurança é de elevada importância. Os clientes e utilizadores têm, segundo a marca, “total transparência e podem ser eles a decidir como usam a informação”.
No que diz respeito à intercomunicação de dispositivos em casa, as soluções apresentadas passam por assistentes de comunicação, como o Mykie, operado a partir da voz do utilizador. Responde a perguntas sobre o estado do tempo, auxilia na gestão da agenda diária e na realização das tarefas domésticas: conhece o conteúdo do frigorífico e mostra-se capaz de avisar quando está na hora de desligar o forno. Outra das novidades neste campo, é o sistema de casa inteligente da Bosch, que permite controlar o ambiente doméstico a partir de qualquer lugar, com recurso a uma aplicação móvel. Tudo isto para fazer com que esquecer luzes, equipamentos eléctricos ou aquecimento ligados, quando se sai de casa, deixe de ser um problema. Podem ser programadas acções rotineiras, que passam a ser executadas automaticamente ao longo do dia.
Já para a Indústria 4.0, a multinacional alemã projectou o APAS, um robô que assume tarefas cansativas, perigosas ou monótonas, libertando o factor humano de trabalhos desgastantes, quer física quer psicologicamente. Foi igualmente apresentado o Gateway IoT, uma solução tecnológica que permite gerir e monitorizar máquinas industriais conectadas entre si.