Depois de um ano em fase de teste, a Moovit, uma das apps líderes mundiais para transportes públicos, acaba de lançar a versão definitiva da sua aplicação móvel para as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal. Em Portugal, são já 125 mil os ‘mooviters’ que recorrem a esta solução para encontrar as rotas que lhes permitem deslocações “mais rápidas e mais fáceis” dentro da cidade.
Após a entrada a 100% em quatro cidades nacionais, a Moovit expressou a intenção de chegar a mais metrópoles portuguesas, revelou o director de marketing da empresa israelita, Alex Mackenzie Torres, à Exame Informática, demonstrando abertura para colaborar com outras autoridades locais nacionais potencialmente interessadas nesta solução. “Gostávamos de marcar presença nas maiores cidades portuguesas”, adiantou.
Em termos práticos, esta app permite aos utilizadores fazer uma pesquisa inteligente por um local, morada ou estação e comparar as opções de transporte público disponíveis para chegar ao destino pretendido, apresentando instruções detalhadas sobre o percurso. Mas não só, é também possível ter uma visão sobre as opções de mobilidade que estão ao redor, nomeadamente estações mais próximas e horários das linhas activas, evitando longos períodos de espera.
E se mudar de ideias e quiser outro destino? Não há problema. Para além de possibilitar o planeamento instantâneo de uma viagem, com recurso à localização da casa, trabalho ou outros lugares favoritos definidos pelo utilizador e armazenados em histórico, é possível ainda gerir a viagem e mudar de destino sem que isso cause sobressaltos. A app faz uma actualização e indica o tempo estimado de chegada ao novo destino e avisa o user de quando deve desembarcar.
Todas estes dados são fornecidos, em tempo real, com ajuda da própria comunidade de ‘mooviters’ e é esse factor que distingue esta solução de outras, segundo Alex Mackenzie Torres, isto porque a Moovit tem “um grande número de utilizadores que partilham informação diariamente”, recebendo “entre um e dois milhões de pacotes de dados por dia”. Lotação das estações, limpeza e eventos ao vivo ou incidentes são alguns dos exemplos de informações que são relatadas.
Gratuita e disponível para iOS e Android, a nível mundial, a app está presente em 800 cidades de mais de 60 países, contando com cerca de 35 milhões de utilizadores. Segundo a empresa israelita, que iniciou as suas operações regionalmente em 2012, a aplicação nasceu com o intuito de “oferecer aos utilizadores de transporte público as melhores soluções para tornar as viagens mais rápidas e mais fáceis”. Integrando tanto dados dos operadores do sistema de transporte e de autoridades, como informações partilhadas, em tempo real, pelos utilizadores, a Moovit indica, assim, “as melhores rotas e compila todos os elementos que um passageiro precisa para planear seu trajecto através do smartphone”.