Lançada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Refujobs é uma plataforma on-line que visa potenciar as competências profissionais das pessoas refugiadas em Portugal, auxiliando-as na procura de emprego e até no desenvolvimento do seu próprio posto de trabalho.

A ferramenta digital, que já se encontra em funcionamento, oferecia no momento do seu lançamento, no final deste mês de Maio e de acordo com uma notícia do portal Sapo 24, mais de 150 vagas profissionais.

Para além de possibilitar o cruzamento de competências profissionais dos inscritos na plataforma com os anúncios de emprego, a plataforma lista, ainda, acções de formação e de capacitação para o desenvolvimento de projectos que tenham como objectivo a criação do próprio emprego. Uma destas sessões, desenvolvida pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM), do ACM, tem data marcada para o próximo dia 21 de Junho, duração programada de dez semanas e contempla apoio técnico personalizado e acesso a materiais que facilitem o desenvolvimento de novos negócios.

A sessão de apresentação da plataforma decorreu em Lisboa e contou com a presença da ministra da presidência e da modernização administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Na plataforma Refujobs, podem inscrever-se gratuitamente pessoas refugiadas e empresas e entidades que procurem contratar. A criação deste portal nasce com o propósito de incentivar a integração no mercado de trabalho daqueles que, obrigados a abandonar os seus países de origem, chegam a Portugal.

Esta ferramenta de apoio à contratação surge enquadrada no programa de modernização administrativa Simplex. Quem pretender inscrever-se na plataforma, seja para procurar emprego, seja para listar ofertas de trabalho, pode fazê-lo aqui.