São três projectos ainda não implementados, mas que chamaram a atenção da Comissão Europeia. Oriundas de Itália, Bélgica e Irlanda, estas iniciativas ganharam o Prémio de Inovação Social 2014, com propostas nas áreas têxtil, agrícola e remodelação urbana. Os vencedores foram conhecidos a 20 de Maio e ganharam, cada um deles, um prémio monetário de 30 mil euros. Ao todo, foram apresentadas 1 254 ideias a concurso.
De Itália, o projecto Quid junta moda e preocupações sociais, além de assegurar a eficiência de recursos. A linha de roupa reaproveita materiais não aproveitados de outras marcas italianas já estabelecidas no mercado. A partir daí, o design é assegurado por jovens estilistas, enquanto a produção é feita, exclusivamente, por mulheres desfavorecidas socialmente.
Já o “Urban Farm Lease”, outro dos vencedores, visa promover a criação de emprego jovem em horticultura urbana na região de Bruxelas. A iniciativa disponibiliza formação gratuita e uma plataforma on-line de contactos entre diferentes stakeholders, promovendo o potencial de hortas urbanas em edifícios na capital da Bélgica.
Por fim, o projecto Voidstarter propõe ocupar casas socais vazias (por falta de recursos da administração pública em reabilitar os espaços) e torná-las espaços de formação de desempregados, sobretudo na área da reabilitação. Desta forma, a população desempregada ganha novas competências e as habitações sociais vão sendo reabilitadas para albergar pessoas sem-abrigo.