A multinacional tecnológica Microsoft e a especialista francesa em gestão energética Schneider Electric estão à procura de ideias que promovam a inovação no sector da energia na Europa com recurso à inteligência artificial (IA). A incubadora “AI for Green Energy Incubation Lab” está a convidar, assim, à apresentação de propostas até ao dia 31 de Agosto.

Com o objectivo de alavancar a transformação digital no sector da energia, o laboratório de incubação criado pela Schneider Electric e pela Microsoft abriu uma chamada para a submissão de ideias que integrem a inteligência artificial na inovação dentro do sector da energia. O processo de envio de candidaturas está a decorrer até ao final do mês de Agosto e requer que as ideias a concurso tenham já “desenvolvido uma solução Green Energy, com base em tecnologia de inteligência artificial para empresas e organizações” e tenham angariado fundos anteriormente, revela a empresa de gestão energética Schneider Electric em nota de imprensa.

Orientada para start-ups, esta chamada representa “uma nova etapa” na incubadora lançada pela Microsoft e pela Schneider Electric, com o propósito de “acelerar a transformação digital deste sector e auxiliar as start-ups europeias a continuar a desenvolver a inteligência artificial”.

As empresas que vejam a sua proposta seleccionada, vão beneficiar de um período de aceleração de três meses, bem como da “experiência técnica e de negócios” da Microsoft e da Schneider Electric. O anúncio das start-ups seleccionadas acontece ao longo dos dias 2 e 3 de Outubro, na Innovation Summit da Schneider Electric, na cidade espanhola de Barcelona.

Para além das empresas promotoras da incubadora, fazem ainda parte deste programa de aceleração a Elaia, Energize Venture e a France Digitale. Estas empresas estarão igualmente envolvidas nos processos de análise e selecção de propostas e de mentoria.