Depois de 500 candidaturas recebidas na primeira fase, a KIC InnoEnergy volta apoiar projectos de inovação na área da energia sustentável. Desta vez, as empresas, desde start-ups a PME ou maiores – têm até 11 de Outubro para submeter as suas ideias e assegurar financiamento e apoio no desenvolvimento do negócio.

call tem como objectivo apoiar a comercialização de produtos no mercado que resultem de projectos inovadores no âmbito da energia sustentável e que estejam na fase de pesquisa e desenvolvimento. A prioridade vai ser dada a oito áreas principais: tecnologias limpas de gás e carvão, armazenamento de energia, eficiência energética, energia de combustíveis químicos, energias renováveis, cidades e edifícios eficientes e inteligentes, rede eléctrica inteligente, convergência renovável e nuclear sustentável.

“Tivemos uma óptima resposta à primeira fase e, ao reabrir a chamada, esperamos receber ainda mais candidaturas dos que deixaram passar o prazo anterior ou que se estão a candidatar pela primeira vez”, revela Diego Pavia, chefe executivo da KIC InnoEnergy. “O sector da energia está a passar por alterações sem precedentes e a enfrentar desafios significativos. Se pretendemos reduzir as emissões, ao mesmo tempo que garantimos um futuro energético sustentável e económico, a inovação terá de ser um factor determinante no nosso sucesso. O nosso trabalho é ajudar a desbloquear essa inovação, a fomentá-la e, acima de tudo, a fazê-la chegar ao mercado”, acrescentou.

A KIC Innoenergy é uma das primeiras três Comunidades de Conhecimento e Inovação, criadas no âmbito do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia. Já apoiou mais de 70 novos produtos e serviços, durante cinco anos. Durante esse período, foram já lançadas sete calls, que se reflectiram num investimento de 133 milhões de euros.

Os candidatos podem registar-se em https://cip.kic-innoenergy.com/register