Um sistema de armazenamento de energia assente na utilização de baterias usadas em automóveis eléctricos para armazenar a energia produzida a partir do sol. Esta é a nova solução utilizada pela Inframoura, em Vilamoura, no concelho de Loulé, com vista a aumentar os níveis de utilização da energia produzida na central fotovoltaica local.
Vilamoura decidiu dar uma “segunda vida” a baterias anteriormente utilizadas em automóveis eléctricos, fazendo destas peças chave de um sistema de armazenamento de energia inovador. A solução, apresentada no passado dia 29 de Maio, é o resultado de uma das medidas apresentadas no Plano de Descarbonização da Inframoura, a empresa municipal de Loulé responsável pela gestão de infra-estruturas de Vilamoura, e conta com a colaboração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL).
A solução apresentada pela Inframoura aposta no uso eficiente da energia produzida na central fotovoltaica já existente, tornando possível o seu armazenamento em baterias de automóveis eléctricos. As baterias vão utilizar a energia produzida pela central fotovoltaica para alimentar o edifício sede da empresa municipal, permitindo, segundo comunicado de imprensa, “autonomia de 100% da rede eléctrica de distribuição convencional”. Segundo a Inframoura, a adopção desta solução vai permitir reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 14 toneladas de CO2 por ano.
Ainda segundo a empresa municipal, a própria “será a primeira entidade a nível nacional que concretiza um projecto de reutilização de baterias de veículos eléctricos para fins estacionários”. A implementação desta solução está alinhada com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do município de Loulé.