O primeiro dos três dias do Green Business Week ficou marcado pela atribuição do prémio Personalidade SmartCities 2017 a Miguel de Castro Neto e pela divulgação do top 10 do Índice das Cidades Inteligente. Porto lidera.

A terceira edição do evento de “transferência de conhecimento” na área da inovação tecnológica e sustentabilidade foi inaugurado por José Mendes, secretário de estado adjunto e do ambiente, e teve o seu primeiro dia dedicado às cidades inteligentes. O ambiente no Centro de Congressos de Lisboa foi dominado pelas conferências que versaram sobre economia circular, indústria 4.0 e mobilidade urbana, mas também pelo movimento em redor dos mais variados expositores presentes na edição deste ano do Green Business Week.

Foi ao final da tarde, durante a sessão de encerramento da jornada, que contou com a presença do ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que o prémio Personalidade SmartCities 2017 foi atribuído a Miguel de Castro Neto, que já havia subido ao palco durante o dia, enquanto keynote speaker. O sub-director da NOVA-IMS, ex-secretário de estado do ordenamento do território e da conservação da natureza e coordenador da NOVA Cidade, iniciativa que promove a análise urbana nas cidades portuguesas, viu, assim, reconhecido o trabalho desenvolvido na área da inteligência urbana.

Já o Índice das Cidades Inteligentes de 2016, que monitoriza indicadores ligados à inteligência urbana e ao desempenho das cidades e regiões, foi dado a conhecer por Catarina Selada, do CEiiA City Lab. O Porto lidera a lista, sendo seguido, nos lugares cimeiros, por Águeda, Cascais, Bragança e Guimarães. Para a elaboração do Smart City Index Portugal são consideradas cinco dimensões chave: governação, inovação, sustentabilidade, qualidade de vida e conectividade.

O evento, que viu o seu dia inaugural marcado pela temática das smart cities, verá, agora, os dias 16 e 17 dedicados à energia e à água, respectivamente.

A revista Smart Cities é media partner do Green Business Week.