A aplicação CityTouch é a nova aposta da Philips Lighting para a gestão da iluminação pública das cidades. A solução da líder global em iluminação foi apresentada no passado dia 3 de Maio, no Smart Mobility Summit, em Lisboa. Em Peniche, são já mais de 700 os pontos de luz conectados à aplicação e estima-se que a poupança no consumo de energia possa atingir os 75%.

Responder a alguns dos maiores desafios urbanos em matéria de consumo energético, através de poupanças significativas na factura da iluminação pública. Este é um dos principais aliciantes do Philips CityTouch, que permite uma gestão inteligente e eficaz dos pontos de luz das cidades, respondendo às necessidades de poupança dos territórios urbanos. A nova solução apresenta-se como uma plataforma que oferece elevados níveis de controlo e monitorização. Passa a ser possível ligar e desligar luzes de forma autónoma, sempre de acordo com as necessidades de iluminação sentidas no momento. Para além disto, a aplicação permite consultar os gastos de energia e saber quando um ponto de luz requer manutenção.

A conectividade dos pontos de luz é outra das possibilidades oferecidas pela solução da Philips Lighting, que pretende integrar o recém-lançado sistema com outras plataformas e sensores IoT (Internet das Coisas).

A gestão remota dos sistemas de iluminação é efectuada através de duas aplicações baseadas na web, a Philips CityTouch Connect App e a Philips CityTouch Workflow App.

É em Peniche que, em Portugal, a plataforma já dá nas vistas. Neste momento a cidade tem mais de 4 300 pontos de luz com tecnologia LED, sendo que, desses, 700 encontram-se a ser geridos através da plataforma Philips CityTouch. O ISETE (Inovação Soluções Económicas e Tecnologias Ecológicas, S.A.), parceiro naquele que é o maior projecto Philips CityTouch em Portugal, estima que o valor das poupanças energéticas já alcançadas pela solução se aproxime dos 75%.