Durante três dias, de 30 de Maio a 1 de Junho, a FIL, em Lisboa, serve de palco ao mais importante encontro anual da Europa dedicado às novas energias e tecnologias climáticas: a Lisbon Energy Summit & Exhibition. O evento, realizado pela primeira vez em Portugal, vai receber mais de 5 mil agentes do sector, como produtores de energia, decisores e reguladores, empresas, investidores, grandes consumidores e várias organizações, todos reunidos à volta dos desafios da transição energética.
Entre os principais temas da cimeira vão estar o equilíbrio entre a segurança energética e a neutralidade carbónica, a mobilização de investimento para garantir uma economia de baixo carbono e a descarbonização nos sectores de redução mais complexa. A estes juntam-se outros, como a digitalização no futuro da energia, o papel do gás natural liquefeito (GNL) e do gás na transição energética e a aposta na próxima geração de talentos.
As metas actuais são realistas e alcançáveis? Como pode a indústria trabalhar em conjunto para redefinir uma agenda equitativa e sustentável? As tensões geopolíticas vão encorajar ou dificultar a transição energética? Estas serão apenas algumas das questões em debate ao longo da conferência, lançadas aos principais players da indústria energética portuguesa e internacional, bem como a outros protagonistas do sector. Estão confirmados mais de 200 oradores e mais de 20 ministros e secretários de Estado, além de mais de mil delegados de inúmeros países.
Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e Acção Climática; João Galamba, Ministro das Infraestruturas; Graham Stuart, Ministro britânico para a segurança energética, Claude Turmes, Ministro da Energia do Luxemburgo; e Loknath Sharma, Ministro da Energia e Recursos Naturais do Butão são alguns dos governantes confirmados no evento. Destaque também para as palestras de Joseph McMonigle, Secretário-Geral do Fórum Internacional da Energia e de Adel El Gammal, Secretário-Geral da Aliança Europeia para a Investigação Energética, entre muitas outras.
Uma montra do futuro
Além das sessões de debate haverá, igualmente, uma grande exposição dedicada ao sector da energia, com mais de 100 expositores de diversas áreas, como as energias renováveis, o hidrogénio, os veículos eléctricos, as indústrias pesadas, a digitalização e a inteligência artificial (AI). Destes, 60% são oriundos da Europa, 20% da região Ásia-Pacífico, 10% de África e outros 10% do continente Americano.
Para Gurpreet Hayre, director da Lisbon Energy Summit & Exhibition, trata-se de “uma oportunidade única para conhecer de perto e em primeira mão os novos produtos, bem como as tecnologias mais disruptivas que estão a ser desenvolvidas globalmente”.
Juntamente com a conferência e a exposição, o evento contará também com áreas dedicadas ao networking, zonas de café e refeição e um lounge de delegados.
A Galp e a EDP são os patrocinadores principais, a que se juntam a Smart Energy (country partner), Calb (patrocinador Diamante), Tellurian (patrocinador Ouro), Morais Leitão, Greenvolt e Floene (patrocinadores Bronze).