O município de Faro anunciou, na semana passada, a sua adesão formal à #EUCodeWeek, uma iniciativa europeia que promove a literacia digital e a programação, no próximo ano. Desta forma, em 2019, as empresas, organizações e comunidades da cidade vão ter mais um impulso para se posicionarem na inovação tecnológica, mas há mais iniciativas a acontecer no território algarvio.

Já no terreno, a autarquia tem em curso projectos com vista à desmaterialização de processos, a instalação de Wi-Fi no centro histórico com o desenvolvimento de uma app de realidade aumentada e um novo sítio on-line de turismo, e ainda a melhoria da infra-estrutura tecnológica interna da autarquia. No total, segundo fonte municipal, o investimento estimado para estes projectos é de 275 mil euros.

De acordo com a mesma fonte, em preparação está a implementação do orçamento participativo e associativismo e ainda a instalação de infra-estruturas Faro Inteligente em três locais (Largo de S. Pedro, Alameda e Mata do Liceu), de um sistema de gestão de frota e de intranet nas escolas. Para isto, a autarquia prevê um investimento de 75 mil euros, sendo que, em estudo, estão também a introdução de mais infra-estruturas Faro Inteligente noutros verticais da cidade, como estacionamento, mobilidade e ambiente, na gestão horizontal do município, e ainda a instalação de sistemas de videovigilância.

A #EUCodeWeek 2018 decorreu com várias iniciativas por toda a Europa entre os dias 6 e 21 de Outubro. Em Portugal, foram organizadas 130 iniciativas, três das quais em Faro. Um delas foi no sentido de preparar a participação da cidade algarvia na edição do próximo ano e, para isso, a câmara municipal realizou um encontro com várias empresas tecnológicas presentes fisicamente no município. Também neste âmbito e com vista a tornar o coding  atractivo à comunidade mais jovem, a escola EB1/JI do Carmo recebeu uma aula especial sobre linguagem de programação scratch desenvolvida pelo MIT Media Lab. A ideia é que esta actividade seja alargada a outras escolas do concelho no próximo ano, contando, para o efeito, com o apoio das empresas tecnológicas farenses.

“Ao integrar esta iniciativa, o município assinala de forma peremptória que se está a preparar para uma transformação digital pró-activa e está atento às oportunidades e desafios que este processo representa também para os munícipes e demais agentes locais”, afirmou Rogério Bacalhau, presidente da câmara municipal de Faro. “Dada a importância das políticas de educação e juventude em Faro, não poderíamos de deixar de aproveitar a #EUCodeWeek para que aprendamos mais acerca de tecnologia”, conclui o autarca.