Está de volta o Chivas The Venture, lançado pela marca Chivas Regal em 2014. O concurso premeia start-ups que criem mudanças positivas e contribuam para a resolução de desafios globais. Todos os anos, a nível global, a iniciativa atribui 900 mil euros a negócios de cariz social que contribuam para um futuro melhor, com o objectivo de acelerar o seu crescimento.

Para a edição deste ano, as inscrições estão abertas a empresas de mais de 30 países de todo o mundo. As melhores candidaturas de cada país serão escolhidas para participar nas finais nacionais, em que terão de fazer um pitch do seu projecto perante um conjunto de especialistas, que então decidirá quem segue para a fase final a nível global, na qual estará apenas um candidato de cada país. Para os vencedores nacionais do Chivas The Venture 2016, estão garantidos prémios de 3 mil euros para o primeiro classificado e de mil euros para o segundo.

De seguida, os finalistas avançam para a semana de Aceleração The Venture, que consistirá em cinco dias de aprendizagem intensa e de contacto com formadores especialistas e mentores recrutados pelo Centro Skoll para o Empreendedorismo Social. A última edição desta fase decorreu na Universidade de Oxford. Depois, há que convencer o público durante um período de cinco semanas, durante o qual o financiamento será atribuído de acordo com o número de votos semanal. O último passo é a defesa do projecto perante o painel mundial de jurados que decide o destino da verba restante.

Nos últimos dois anos, a iniciativa atribuiu já prémios no valor de 1,8 milhões de euros. O vencedor português da edição de 2015 foi o ColorADD, um código gráfico universal de identificação de cores para daltónicos, desenvolvido por Miguel Neiva, que hoje pode ser encontrado em livros, materiais escolares, jogos educativos, peças de vestuário, mas também na sinaléctica de dezenas de cidades portuguesas.

As inscrições para o Chivas The Venture 2016 estão abertas até dia 2 de Dezembro em www.chivas.com/pt-pt/the-venture/register.