Localizado na zona da Nova Leiria, o Jardim da Almuinha Grande recebeu, em Outubro, o prémio “Melhor Reabilitação Urbana” do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, na categoria Espaços Públicos. O Jardim quer ser um espaço de encontro para os leirienses, mas também para o reforço dos laços com a natureza e a redução dos riscos climáticos.

Um anfiteatro ao ar livre, um jardim infantil, um lago e uma zona de prado para utilização familiar e de todas as idades. Estas são algumas das sugestões que o Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, propõe aos seus visitantes. Mas não só: aqui, é possível estar em contacto com a natureza, ao mesmo tempo que se visita feiras locais, como o Mercado do Levante, ou se participa em iniciativas de desporto informal ou culturais. O espaço, inaugurado em Maio do ano passado, é um palco verde para a cidade de Leiria e a sua qualidade foi já reconhecida: a obra recebeu uma das mais altas distinções SIL – Salão Imobiliário de Portugal, com o prémio “Melhor Reabilitação Urbana”, na categoria Espaços Públicos.

O projecto vencedor é da co-autoria do arquitecto Rui Ribeiro e dos arquitectos paisagistas João Marques-da-Cruz e Frederico Soares e contempla uma área de intervenção de mais de 58 hectares. Situado entre a Avenida 22 de Maio e o rio Lis, numa área maioritariamente plana, cujo solo esteve, durante anos, revestido em tout venant, este novo parque urbano permitiu aproveitar o elevado valor ecológico deste solo, assim como a sua aptidão agrícola, e naturalizar as linhas de água existentes. Com isto, foi possível criar um espaço de lazer e proximidade à natureza para a população, ao mesmo tempo que se contribui para uma maior resiliência da cidade aos efeitos das alterações climáticas.

O Jardim da Almuinha Grande consolida a infra-estrutura verde municipal, estabelecendo a ligação entre o sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes e o corredor do rio Lis. Entre os vários benefícios esperados estão a protecção, reabilitação e valorização do rio Lis, enriquecendo a biodiversidade local e maximizando os serviços de ecossistema. Para além da componente social, este espaço verde tem como missão a redução do efeito ilha de calor da área urbana envolvente e a minimização da poluição sonora e do ar. Sendo Leiria uma cidade com uma grande área impermeabilizada, espera-se que o Jardim aumente a capacidade de infiltração e drenagem de água, já que, ao funcionar como uma bacia de retenção, o lago existente contribuirá também para a prevenção das inundações. A par disto, o município antevê que o Jardim ajude a promover a evapotranspiração através da vegetação e do plano de água, a regular a humidade do ar na cidade e a sua circulação e ainda a controlar os ventos e as amplitudes térmicas. Ao nível da biodiversidade, a sua promoção e a preservação das espécies autóctones fazem parte das prioridades deste espaço público, criando zonas de refúgio para a avifauna.

Para usufruir do Jardim da Almuinha Grande, pelo amplo espaço, foram criados passeios pedonais, incluindo ao longo da margem do rio Lis. A acessibilidade universal foi uma das preocupações do projecto, pelo que os acessos para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada foram previstos. Para complementar tudo isto e assegurar o sombreamento, foram plantadas 547 novas árvores, que se juntam às 33 existentes e que o Jardim ajuda a preservar.

Para o presidente da câmara municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, o prémio atribuído é um reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na requalificação do espaço público do concelho. “Esta é uma estratégia à qual vamos dar continuidade no futuro, no sentido de tornar Leiria um território cada vez mais atractivo, com níveis de qualidade de vida acima da média”, garantiu, afirmando que este espaço verde vem contribuir para reforçar a “relação afectiva dos leirienses com a sua cidade”.

O Jardim da Almuinha Grande foi orçado em aproximadamente 2,2 milhões de euros, sendo o valor adjudicado pelo município de cerca de 2,1 milhões de euros. Este espaço público é uma das acções prioritárias da autarquia englobadas no seu Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. O projecto do Jardim da Almuinha Grande faz também parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Leiria.