Analisar o consumo de recursos e produtos e o modo como, depois, são eliminados os resíduos urbanos é o desafio que se impõe, nos próximos três anos, a Leiria. A cidade da Região Centro será a única portuguesa a aderir ao projecto piloto Urban_WINS, financiado pelo programa europeu de pesquisa e inovação Horizonte 2020 e que visa desenvolver e testar soluções inovadoras nos campos da prevenção e gestão de resíduos, através de uma abordagem participativa.

O projecto, lançado em Junho e que inclui oito acções piloto, vai analisar as estratégias actuais de 24 municípios e definir objectivos concretos em relação à eficiência na utilização dos recursos. Segundo a autarquia leiriense, o Urban_WINS “seguirá a abordagem ao metabolismo urbano, em que as cidades são consideradas organismos que utilizam recursos naturais”, criando um “fluxo de materiais e energias vivo”.

O projecto conta com a participação de cidadãos, governos, organizações, fornecedores, institutos de pesquisa e centros de ensino. A abordagem participativa é, aliás, uma mais-valia do Urban_WINS. Segundo fonte do município, Leiria “promove uma cultura de envolvimento da sociedade e dos agentes económicos no apoio às opções”, através de “processos de auscultação, como a realização de inquéritos e workshops”.

Com a participação no projecto, Leiria ambiciona alcançar benefícios ao nível da “prevenção da produção de resíduos, nomeadamente na poupança de recursos naturais para concepção de bens e aterros”, assim como espera que as condições geradas pelo programa possam potenciar ganhos económicos “associados à redução de custos com o tratamento que seria necessário promover aos resíduos”. Para esta câmara municipal, a candidatura ao Urban Wins foi “oportuna”, já que o governo local promove “as boas práticas ambientais, dando primazia aos princípios preconizados na Hierarquia das Preferências do Regime Jurídico da Gestão de Resíduos”.

Segundo a autarquia local, e tendo em vista alcançar as metas definidas para a reciclagem no território nacional para 2020 (50%), “é do interesse do município abraçar o máximo de iniciativas que contribuam para atingir-se esse desiderato”.

A melhoria da qualidade urbana e o bem-estar dos cidadãos, através da alteração de padrões de consumo e produção, são as prioridades do projecto Urban_WINS.  Com isso em mente, no final da execução do projecto, pretende-se que exista um conjunto de dados e ferramentas para a tomada de decisão, cuja aplicação possa ser transversal a qualquer autoridade pública europeia e que resulte na criação de processos para a prevenção e gestão de resíduos em meio urbano.

São vinte e quatro as cidades integradas no projecto, com duração de três anos, que será coordenado pelo município de Cremona (Itália). Os resultados serão utilizados para definir objectivos e indicadores dos Planos Estratégicos de Prevenção e Gestão de Resíduos nas oito cidades piloto: Cremona, Torino e duas cidades dentro da área metropolitana de Roma (Itália), Bucareste (Roménia), Leiria (Portugal) e Manresa e Sabadell (Espanha).