A partir do próximo dia 23, Lisboa vai ter um novo espaço verde dedicado não só à agricultura urbana, mas também ao apoio a cidadãos com incapacidades ou em risco de exclusão social. Depois de várias intervenções, a Quinta das Carmelitas, junto ao Jardim da Luz, em Carnide, é o local escolhido para acolher esta acção.
A iniciativa pretende ser um dos projectos de agricultura social em meio urbano, em modo de produção biológico, que permitirá, a médio prazo, a criação de postos de trabalho nesta área, assim como a formação de cidadãos com incapacidade ou em risco de exclusão social faz também parte dos objectivos do espaço.
Para além disso, o espaço contará com uma área para que famílias em risco extremo de pobreza possam produzir os seus próprios alimentos, a implementação de actividades de horticultura terapêutica e a criação de um posto de venda de produtos hortícolas, a preços de produtor.
A revitalização da Quinta das Carmelitas arrancou em 2014, no seguimento da assinatura de um protocolo entre o vereador da câmara de Lisboa José Sá Fernandes e a Cerci de Lisboa, a Cerci de Cascais e o Instituto da Segurança Social. Em resultado desta parceria, uma área de seis hectares foi totalmente revitalizada, contando agora com um parque hortícola e um caminho misto para peões e bicicletas.