Dar a conhecer o lado mais verde de Braga é o objectivo do recém-lançado Guia Verde de Braga. Um livro ou uma aplicação móvel, com informação sobre os parques, espaços verdes, praias fluviais e as espécies de árvores do concelho, e que ajuda a explorar tudo o que a natureza tem para oferecer em Braga.

 

O Guia Verde de Braga ajuda a descobrir um outro lado do concelho que muitos habitantes desconhecem, ao mesmo tempo que é um guia para turistas. O livro está dividido por cores e secções, o que o torna fácil de consultar. Identificando os espaços e o que se pode aproveitar em cada um, as secções são cinco: Parques e Jardins, Parques de Merendas, Parques de Lazer, Praias Fluviais e Espaços Verdes. Há ainda a Quinta Pedagógica, assim como uma outra categoria que descreve e refere a localização das árvores classificadas como sendo de Interesse Público que existem no concelho, reconhecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Dentro de cada secção estão identificados inúmeros espaços a descobrir. Assim, em Braga, existem 14 parques e jardins, 18 parques de merendas, sete parques de lazer, cinco praias fluviais e oito espaços verdes. Todos estes locais são identificados com uma descrição, fotografias e informações pertinentes, como a localização (com coordenadas), a identificação das linhas de autocarro que os servem, os serviços e as possibilidades de usufruto disponíveis (como serem ou não de acesso livre, disporem de água, WC ou bar, por exemplo).

Na sua introdução, o Guia refere que “mais de metade da área do concelho de Braga está abrangida por algum tipo de regime de protecção relacionado com a sua valia ambiental. Além disso, é composto por inúmeros espaços verdes, de diversa ordem, dedicados à preservação dos elementos naturais, desempenhando um papel ecológico primordial, enquanto locais de preservação da biodiversidade, de acolhimento de fauna, de permeabilização do solo, salvaguarda da qualidade do ar, de melhoria estética da cidade, entre outros.”

APP BRAGA EXPLORER

Quem prefere o digital ao papel tem a opção de descarregar a aplicação “Braga Explorer”, intuitiva e fácil de consultar e disponível gratuitamente para Android e iOS. Com um guia GPS, esta aplicação ajuda a descobrir o património histórico de Braga, com rotas áudio-guiadas (em dois idiomas, português e inglês) pelos principais monumentos da cidade, inclui também os Espaços Verdes e Jardins assim como as principais árvores do concelho, além de Rotas de Peregrinação e da Rede de Percursos Pedestres de Braga. Os percursos pedestres incluem 26 trilhos, com cerca de 280 quilómetros e 300 pontos de interesse e uma descrição de cada um, duração do percurso e o seu comprimento, assim como o grau de dificuldade.

Durante a apresentação desta iniciativa, o vereador do Ambiente, Altino Bessa, afirmou que “este guia surge para afirmar o conceito de natureza presente em Braga e de orientar para o seu proveito, quer para os bracarenses, quer para visitantes”. Por seu lado, o presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, refere que o município está a “desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar. Queremos que a cidade mantenha o seu carácter autêntico e que esse seja um compromisso alargado a toda a sociedade”. Tendo em conta o objectivo, este Guia Verde poderá ser uma boa ajuda para o alcançar, uma vez que pode torna-se numa ferramenta útil para todos os que queiram descobrir um pouco mais de Braga, quer sejam seus habitantes, quer não.