A plataforma de registo de ocorrências Nossa Freguesia tem uma nova missão: ajudar a resgatar animais perdidos ou abandonados. A nova funcionalidade da aplicação SOS Abandonado permite, para já, que qualquer cidadão reporte casos de animais que se encontrem na rua sem dono, mas o objectivo vai mais além e passa por envolver instituições amigas dos animais neste processo.

A nova feature funciona à semelhança da comunicação de outras ocorrências na via pública, ou seja, basta fazer o upload de uma fotografia do animal perdido ou abandonado e, através de um sistema de georreferenciação, a ocorrência aparece identificada no mapa, sendo ainda possível deixar informações adicionais, por exemplo, no caso de o animal se encontrar ferido. As situações reportadas podem ser acompanhadas posteriormente, seja através da app, seja através da versão web, até à sua resolução.

Todavia, para que a funcionalidade cumpra todo o seu potencial, é ainda preciso cativar a participação das associações de defesa e protecção dos animais. O objectivo é que as ocorrências sejam depois geridas por estas instituições. Enquanto isso não acontece, a SOS Abandonado apresenta-se como “uma ferramenta C2C, com a qual um utilizador que encontre um animal perdido identifica o local onde este se encontra e o dono, ao recorrer a app, consegue saber onde o encontrar”.

"O SOS Abandonado pretende sensibilizar a população para o que se passa nas ruas, de forma a haver uma mudança positiva e conseguir dar aos animais uma nova vida", explica Nuno Miguel Firmo, fundador e CEO da RightCo, empresa responsável pela app Nossa Freguesia.