Nos fins-de-semana entre 13 de Julho e 6 de Agosto, a vila de Óbidos recua na História até à Idade Média e quem a visitar poderá contar com a ajuda da SMIITY. A app desenvolvida pela portuguesa mobinteg vai servir de “guia” a residentes e turistas, dando informação, em tempo real, sobre os espectáculos previstos e todas as tabernas e tascas à disposição.

Para isso, em todo o recinto, foram instalados beacons – pequenos emissores de sinais que transmitem, via Bluetooth, informação contextual para os smartphones dos utilizadores –, nomeadamente no Terreiro de Armas, onde se vão realizar torneios de cavaleiros e treino da guarda, e na Praça dos Trovadores, que será palco de espectáculos de fogo, música, dança e teatro.

A par da programação completa de eventos e da informação sobre onde encontrar uma refeição ou bebida tradicional, a SMIITY pensou também nos utilizadores com deficiências visuais e disponibilizou a funcionalidade text-to-speech, transformando o texto em áudio sem ser necessário qualquer outro equipamento.

Realidade aumentada, novas funcionalidades de pesquisa, navegação in cards ou in map são outras das novidades da SMIITY, a experimentar durante o Mercado Medieval de Óbidos.

O Mercado Medieval de Óbidos é um evento de recriação histórica que transforma a vila num burgo da Idade Média. Na edição deste ano, o certame vai focar-se na condição feminina nos tempos medievais, com o tema "Óbidos é Casa de Rainhas".