Fazer a ligação entre as cidades e os fornecedores de soluções tecnológicas inteligentes é a proposta da nova plataforma on-line internacional Marketplace.city. Lançada na semana passada, a ferramenta promete ser capaz de acelerar a inovação tecnológica urbana e conta já com quatro cidades de peso – Nova Iorque, Barcelona, Atlanta e Dublin.

A recém criada plataforma vem permitir que os autarcas e todos os decisores políticos de espaços urbanos encontrem, num só lugar, milhares de soluções para os problemas das cidades. De sensores, a sistemas de iluminação, o Marketplace.city (é precisamente este o endereço da plataforma) quer ser o ponto de encontro da indústria crescente das smart cities, promovendo uma navegação simples e de baixo custo. A pesquisa das soluções na plataforma é efectuada com recurso a palavras chave, ou, em alternativa, através de tipo de tecnologia.

A grande aposta da plataforma é a agilização dos processos de procura e adopção de soluções inovadoras. Ao juntar inovadores e decisores políticos no mesmo espaço virtual, a expectativa é a de que o tempo que uma cidade habitualmente demora a encontrar e, posteriormente, a implementar uma determinada solução diminua de forma drástica. Recorrendo à plataforma, as cidades passam a poder analisar cada solução de modo independente e sem qualquer tipo de intermediação.

No catálogo virtual que a Marketplace.city oferece, juntam-se, na oferta de tecnologias e soluções inteligentes, start-ups e gigantes multinacionais. Aqui, as cidades poderão ter acesso a informação detalhada, a incidir sobre a implementação das várias soluções apresentadas em determinadas cidades, tendo, igualmente, oportunidade de submeter questões e requisitar informações adicionais.