Os esforços para a desmaterialização e digitalização do Barreiro, entre os quais se destaca o lançamento de uma aplicação móvel que permite que os cidadãos sigam a programação cultural da cidade, consultem informações relativas aos transportes ou reportem ocorrências no espaço público, valeram ao município a atribuição do Prémio de Inovação Tecnológica 2019, atribuído pelo Observatório das Autarquias Locais. O prémio foi entregue no segundo Encontro Nacional do Gestor do Contrato Municipal, que este ano decorreu no Barreiro, no passado dia 26 de Fevereiro.

Disponibilizada gratuitamente para dispositivos móveis iOS ou Android, a app Aqui Barreiro contribuiu para que o município vencesse o prémio que premeia boas práticas digitais, atribuído pelo Observatório das Autarquias Locais.

Num evento realizado no auditório municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, e que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o Observatório das Autarquias Locais, destacaram-se os esforços nas áreas da desmaterialização e digitalização levados a cabo pelo município do Barreiro. No encontro, Frederico Rosa, presidente da câmara municipal do Barreiro, realçou o investimento realizado pela autarquia, em 2018, de “cerca de um milhão de euros” em desmaterialização, digitalização, arquivo digital e na implementação “de um dashboard digital que permita acompanhar as funções da autarquia, que tem quase 900 funcionários”.

A aplicação móvel Aqui Barreiro foi uma das iniciativas de maior destaque no município nas áreas da desmaterialização e digitalização de serviços, ao promover a aproximação e o reforço da comunicação com os munícipes, servindo de plataforma de reporte de ocorrências na via pública e de difusão e consulta de notícias, informações relativas a transportes públicos, farmácias de serviço ou acompanhamento da programação cultural. As ocorrências reportadas através da aplicação, são encaminhadas directamente para os serviços municipais para resolução, à semelhança daquilo que já acontece em Lisboa - com a plataforma Na Minha Rua - e noutras cidades do país.