Isabel Ferreira, a recém-empossada Secretária de Estado da Valorização do Interior, estará na sessão de abertura do primeiro dia (28 de novembro) do evento SMART TRAVEL, organizado pelo Município de Bragança para debater e promover as cidades inteligentes, o turismo inteligente e o desenvolvimento dos territórios periféricos.

A governante, recorde-se, tem raízes em Bragança, cidade onde reside e trabalhava, até há algumas semanas, desenvolvendo investigação no Instituto Politécnico de Bragança. O governo decidiu instalar a secretaria de estado na cidade, mais precisamente, no Brigantia EcoPark onde vão trabalhar em permanência três funcionários e a secretária de Estado.

Evento "smart cities" mais antigo em Portugal

O SMART TRAVEL é o evento de smart cities mais antigo em Portugal e um dos mais reputados internacionalmente. Desde 2014 que já passaram pelo SMART TRAVEL mais de 150 oradores nacionais e internacionais, representando municípios, instituições, empresas e academia. Oradores especialistas mundiais em Turismo e Smart Cities, alguns pela primeira vez em Portugal a falar de tópicos do futuro do urbanismo, do turismo e dos ecossistemas sustentáveis.

O SMART TRAVEL, promovido pelo Município de Bragança, é o primeiro evento em Portugal dedicado às temáticas das cidades inteligentes e ao turismo inteligente. Tópicos que não podem ser dissociados pela transversalidade que os une.

O facto de se organizar no interior do país trouxe ao debate outros tópicos, especialmente dedicados às periferias, regiões remotas, cidades mais pequenas e distantes dos grandes centros de decisão mas igualmente motivadas para o uso sustentável da tecnologia na resolução de problemas e desafios de forma criativa e humanizada.

Em 2019, o SMART TRAVEL está de regresso de 28 de novembro a 1 de dezembro e novamente com uma agenda preenchida e repleta de atrativos que fazem deste evento um dos mais reputados e reconhecidos a nível internacional.

Como sempre, a organização do evento é da responsabilidade do Município de Bragança que tomou em mãos a tarefa de contribuir para o debate e a reflexão sobre temas tão fundamentais para o mundo globalizado, transformando a capital transmontana no centro de discussão primordial para as questões da sustentabilidade, urbanismo e desenvolvimento económico e social.

Na edição de 2019, o tema principal incidirá na ’hashtag’ #DEVOLUÇÃO, uma continuidade dos anos anteriores em que não se pretende uma revolução, mas que seja devolvida esperança aos territórios de baixa densidade. Uma esperança para um futuro mais sustentável com progresso para todos quantos queiram ali fixar-se.

A “devolução” é ainda um dos tópicos nas cidades cada vez mais reféns da tecnologia onde é necessário devolver a palavra e as decisões a quem realmente tem esse mandato e responsabilidade.

O evento mantém o lema permanente “A Inteligência é o Destino” desde a primeira edição, em 2014, um objetivo constante de utilizar todas as ferramentas para atingir um patamar de desenvolvimento equilibrado e são.

Oradores internacionais e nacionais em destaque

No SMART TRAVEL participam sempre alguns dos mais destacados oradores nacionais e internacionais sobre os tópicos de Smart Cities e Smart Tourism. Em 2019, como não podia deixar de ser, a organização traz alguns dos mais conceituados especialistas entre eles, uma antiga membro da Administração de Barack Obama, ex-presidente dos EUA.

Natalia Olson-Urtecho é uma empreendedora e reconhecida especialista em governação, comercialização de tecnologias limpas, transporte, energia, planeamento ambiental, engajamento público e desenvolvimento de infraestrutura. Antes da sua posição atual como fundadora da InfraTech21 e cofundadora da The Disruptive Factory, foi nomeada pelo presidente Obama como Administradora Regional do Atlântico Central da Administração de Pequenas Empresas dos EUA, responsável por programas de pequenas empresas, assistência financeira e iniciativas de desenvolvimento de negócios em todo o país, região do Atlântico Central, administrando mais de US $ 34 bilhões em contratos governamentais.

Além de Natalia, participarão outras duas figuras nacionais: o economista Daniel Bessa e Helena Freitas, da Universidade de Coimbra e ex-chefe de missão para o interior.

Daniel Bessa é um dos mais respeitados economistas em Portugal, uma das vozes que tem contribuído nos últimos anos para o debate sobre o desenvolvimento económico e social, estará no primeiro painel de discussão a abrir o SMART TRAVEL 2019 no dia 28 de novembro a partir das 17h00.

De Espanha chega o investigador Nestor Garcia, especialista em modelos de participação cidadã. O ST19 conta ainda com a participação do Diretor da Agência Nacional de Inovação, António Bob Santos e Barbara Leão de Carvalho que irá relatar a sua experiência de sustentabilidade com um dos Eco resorts mais bem-sucedidos de Portugal.

Para falar de construção, sustentável, engenharia, materiais e economia circular, vem a Bragança Susana Lucas, uma académica, mas também consultora em áreas inovadoras importantes para o futuro das cidades.

Finalmente, atenção para a economia, financiamento e startups com o consultor ligado aos Países de Língua Portuguesa, originário de Guiné Bissau, Luís Vicente especialista em financiamentos de projetos.

A empresa convidada este ano, é a Mosaic, um braço da multinacional DST sedeada em Braga e que se dedica a projetos transversais de construção, infraestruturas de comunicações, artes e criatividade.

Mais informações e inscrições em www.smartravel.pt

 

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.