Seis especialistas mundiais ligados à observação e preservação dos Oceanos estarão na ilha de S. Miguel, nos Açores, para promover a primeira edição do Ocean Talks, um evento organizado pela plataforma Oceans and Flow, que terá lugar no anfiteatro 1 da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, no dia 1 de outubro, entre as 19h e as 22h.

O Sea Coach e Bodysurfer profissional, Henrique Pistilli, a freediver japonesa, Leina Sato, o fotógrafo subaquático francês, Jean-Marie Ghislain, o fotógrafo da National Geographic, Matthieu Paley, a jornalista da WWF-Brasil, Juliana Marinho, e Violeta Lapa, produtora e organizadora de viagens aquáticas através do projeto Oceans and Flow partilharão com a audiência diversas palestras sobre o seu trabalho ligado à água e aos seres marinhos que nela habitam.

Durante três horas, no antiteatro 1 da Universidade dos Açores, os seis oradores apresentarão, à comunidade local e a todos os que se queiram juntar a esta iniciativa, diversos temas relacionados com o Oceano. As vivências da equipa de navegação da Expedição Açores Atlantis 2019, as suas ações, projetos e ligações ao Oceano são alguns dos assuntos que estarão em destaque no Ocean Talks.

Sobre os oradores convidados:

O brasileiro Henrique Pistilli é um dos seis oradores e é um body surfer profissional, que já passou diversas temporadas no Havaí e na Indonésia. Experiente em surfar as incríveis ondas de Jaws e Teahupoo, de peito e com pés de pato, é protagonista da série do Canal OFF «Homem Peixe», na qual apresenta a cultura do bodysurf pelo mundo. Henrique Pistilli tem dedicado à sua vida ao mar e é nos ensinamentos da água e da Natureza que retira a sua inspiração para as palestras e projetos que tem desenvolvido no campo do empoderamento pessoal e do autoconhecimento.

Leina Sato nasceu em Tóquio, cresceu em Paris e vive no Havaí. É instrutora de Mergulho em Apneia (AIDA), com mais de dez anos de experiência em contacto com cetáceos na Natureza. Durante a gestação da sua filha, partilhou encontros com cetáceos em diferentes Oceanos do mundo e produziu um filme com o seu parceiro Jean-Marie Ghislain sobre a nossa natureza aquática e a importância da conservação e revitalização dos Oceanos.

Jean-Marie Ghislain, outro dos seis palestrantes e membro da Expedição Açores Atlantis 2019, é cineasta subaquático, especialista no contacto com cetáceos e tubarões na Natureza, mergulhando em apneia. As suas imagens de tubarões foram publicadas em diversos livros, mostrando um lado meigo destes “monstros marinhos”, e inspirando o trabalho de conservação e reconhecimento da importância dos tubarões para o ecossistema marinho. O seu filme, «The Journey»: Mère Océan», (2016) foi considerado por James Cameron (realizador de «Avatar») “um tributo à vida, um filme magnífico sobre uma relação espiritual profunda com o oceano.”

O fotógrafo de viagens e fotojornalista da National Geographic, Matthieu Paley, iniciou-se no mar aos nove anos de idade e hoje tem expedições realizadas por todo o mundo, contando com publicações nos meios internacionais Newsweek, Time, Outside, WWF entre outros. É experiente em diferentes desportos aquáticos, incluindo Surf, Kitesurf, Vela, e SCUBA Diving, certificado pela PADI.

A jornalista da WWF-Brasil, Juliana Marinho, tem formação e experiência multidisciplinar de mais de 15 anos em diversas áreas, mas o seu foco tem estado no desenvolvimento de projetos em comunidades carentes e ONG ambientais, e o trabalho ambiental inovador e pioneiro, realizado na Ilha Fernando de Noronha, no Brasil, é o projeto que apresentará no Ocean Talks.

Violeta Lapa é a fundadora do Oceans and Flow, formadora e produtora responsável pela Expedição Açores Atlantis 2019. É mergulhadora e tem experiência em terapia aquática, incentivando práticas na Natureza para empoderar pessoas na realização dos seus sonhos.

A 2a parte da Expedição Açores Atlantis 2019, teve início no dia 20 e prolonga-se até 29 de setembro. Esta iniciativa levará dois veleiros, com 13 pessoas a bordo, a navegar entre as várias ilhas do grupo Ocidental dos Açores, com o objetivo de desenvolver práticas na Natureza como método para melhorar a escuta profunda do oceano, de forma a integrar a responsabilidade ambiental e o respeito pelas espécies marinhas.

A participação nas palestras Ocean Talks, que decorre no dia 1 de outubro, no Anfiteatro 1 da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, é gratuita e todos estão convidados a aparecer.

Por fim, o sucesso da iniciativa Ocean Talks conta com o apoio e parceria de empresas impulsionadoras de um turismo sustentável nos Açores e que apostam em ações de consciencialização ambiental. A Visit Azores, As Casas da Ribeira Grande, Grupo Bensaude, Wayzor, Eco Surf Portugal, Black Sand Box e Yuzin Azores são algumas das empresas que seguem a bordo deste projeto.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.

Fonte: Press release