O desafio da gestão das áreas metropolitanas é quase tão antigo como a formação destes territórios. A sua persistência no tempo encontra justificação tanto do lado da definição dos problemas a enfrentar, como do lado da construção das soluções. Uma cidade de cidades não é apenas uma cidade maior. É uma nova entidade geradora de exigências específicas potenciadas agora por um contexto social, tecnológico, territorial e económico-financeiro em ebulição, com repercussões importantes nos quotidianos de pessoas, famílias, empresas e instituições.

A emergência de novas preocupações e de novas constalações de atores em resultado da globalização, da desregulação de setores fundamentais da vida coletiva, do acréscimo da competitividade e do conflito e até da fragilização das estruturas típicas de poder, tornam ainda mais urgente o debate em torno de respostas cooperativas mais eficazes, justas e eficientes para as aspirações coletivas sentidas em contexto metropolitano.

A I Conferência Metrogov3C - Governança Metropolitana, Tensões, Práticas e Desafios - pretende contribuir decisivamente para esta discussão sem, no entanto, deixar de assumir como ponto de partida a necessidade da migração de instâncias tradicionais de poder fechadas, exclusivas, institucionalizadas e opacas para inovadores processos de governança abertos, participativos, transparentes e mobilizadores, onde os cidadãos deixem de ser vistos como hostis ao exercício do poder para passarem a ser co-produtores e co-responsáveis pela mudança, pela decisão e pela solução.

A 1ª Conferência do Projeto MetroGov3C tem lugar no próximo dia 11 de novembro e é subordinada ao tema Governança na Área Metropolitana de Lisboa, num contexto de conflito, competição e cooperação e que contará com a participação da Direção Geral do Território e de entidades como a Área Metropolitana de Lisboa, CCDR, câmaras municipais, agências públicas e especialistas.

A conferência decorrerá na Casa das Histórias - Paula Rego, em Cascais, e é de entrada livre, com inscrição obrigatória em http://metrogov3c.tecnico.ulisboa.pt .

O Projeto MetroGov3C é coordenado pelo Professor Jorge Gonçalves (Bio), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT - PTDC/GES-URB/30453/2017) e reúne professores e investigadores do Instituto Superior Técnico, Faculdade de Arquitetura e Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Informações mais detalhadas sobre o projeto estão disponíveis no site:  http://metrogov3c.tecnico.ulisboa.pt

Conheça o programa da conferência aqui.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.