Como é que a tecnologia pode contribuir para um dia-a-dia mais sustentável?

O Dia da Terra celebra, este ano, o seu 50.º aniversário, comemorando meio século de conscientização ambiental com o alerta de que todos podem contribuir para um futuro melhor no planeta a que todos chamamos de lar.

Enquanto entidade responsável, a LG Electronics está comprometida com a proteção do meio ambiente e promoção de um futuro mais verde, defendendo práticas comerciais sustentáveis e a produção de equipamentos ecológicos que ajudam os consumidores a viver melhor e de forma mais responsável.

Num período em que a tecnologia preenche, de forma significativa, o dia-a-dia de famílias de todo o mundo que se encontram em isolamento social, teletrabalho e escola à distância, a LG vem explicar como é que os seus equipamentos eletrónicos podem facilitar o dia-a-dia enquanto reduzem a sua pegada ambiental.

Tudo ligado em casa

Quantas vezes nos esquecemos de desligar as luzes, o ar condicionado ou aquecimento, desperdiçando assim recursos e dinheiro? Felizmente, existem ferramentas inteligentes da fácil utilização que podem ser convenientemente controladas e monitorizadas a partir de qualquer lugar através do smartphone.

Os equipamentos inteligentes – desde os sistemas de ar condicionado até às máquinas de lavar e secar – podem ser eficientemente monitorizados através de uma app simples e central – como a LG ThinQ. Esta aplicação permite verificar se a TV ficou ligada ou ajustar as configurações do ar condicionado de forma a evitar o desperdício de energia e até fazer o download de ciclos específicos para a máquina de lavar para minimizar a utilização de água.

Equipamentos em forma

O meio ambiente ganha sempre quando os grandes eletrodomésticos, como as máquinas de lavar e secar, os frigoríficos e muitos outros, são mantidos em perfeitas condições de utilização, otimizando o seu desempenho. Os recursos como o Proactive Customer Care da LG podem ajudar nesta missão, melhorando a eficiência e a durabilidade dos equipamentos através de alertas proativos regulares para a execução de processos de manutenção, oferecendo também dicas sobre cuidados preventivos.

Por exemplo, se o Proactive Customer Care detetar que a máquina de secar LG se encontra com um fluxo de ar reduzido na ventilação, este recurso alertará o utilizador fornecendo as várias instruções para a resolução do problema, restaurando a sua capacidade e economizando energia. Quando é utilizado detergente a mais, será enviada uma mensagem a avisar com instruções para evitar sobrecarregar a máquina de lavar, que geralmente executa um ciclo de enxaguamento extra quando há ainda muito detergente na gaveta.

Optar sempre por equipamentos energeticamente eficientes

Optar por equipamentos com elevados níveis de eficiência energética é uma das melhores formas de fazer com que a nossa casa seja mais ecológica. A crescente disponibilidade de produtos com excelentes prestações energéticas contribui, mais do que nunca, para a proteção do ambiente e do planeta – permitindo, ao mesmo tempo, maior poupança com as contas mensais de energia e água.

Veja-se como as máquinas de lavar inteligentes equipadas com o TurboWash 360 da LG podem ajudar a reduzir o consumo de água. Com o LG AI Direct DriveTM, esta avançada máquina garante a limpeza da roupa com um cuidado extra no que se refere aos danos nos tecidos. Por sua vez, também os sistemas de ar condicionado apresentam uma gestão energética eficiente, através do LG Dual Inverter CompressorTM, que oferecem temperaturas mais baixas rapidamente, sem sacrificar os níveis de eficiência. Mudar para equipamentos inteligentes não só facilita o dia-a-dia, como também ajuda a proteger o planeta e a conservar os seus recursos naturais.

Certificação para um futuro melhor

Os mais recentes eletrodomésticos da LG permitem que os utilizadores desenvolvam as suas tarefas domésticas da forma mais conveniente possível com uma menor pegada ecológica. De facto, muitos dos produtos inovadores da empresa conquistaram a certificação Carbon Trust Footprint Label e Water Footprint, demonstrando o compromisso e a dedicação da LG para com a criação de equipamentos com um baixo impacto ambiental.

A pegada de carbono ou de água de um produto corresponde à soma total das emissões de gases com efeito de estufa produzidas ou da água utilizada durante o ciclo de vida de um produto, incluindo as fases de produção, distribuição e utilização.

Casa mais limpa, mundo mais limpo

A LG continua a fornecer soluções ecológicas de cuidados com a roupa que personificam o seu compromisso contínuo com a resposta às necessidades dos consumidores, promovendo comportamentos sustentáveis. A maioria das bombas Dual Inverter Heat Pump, reconhecidas pela sua eficiência, estão integradas com máquinas de secar Eco Hybrid, obtendo a certificação Carbon Footprint. Por sua vez, o LG Styler, o sistema de gestão do guarda-roupa, tem a capacidade de limpar as roupas utilizando vapor natural e nenhum produto nocivo, o que lhe valeu a certificação Water Footprint da Carbon Trust.

A grande parte dos purificadores de ar da LG, os PuriCare, e o aspirador CordZero A9 detêm a Carbon Trust Footprint Label, comprovando os esforços da LG para integrar medidas de redução e avaliação da pegada ambiental dos seus produtos, além do seu compromisso com a sustentabilidade. Aqui vale também a pena mencionar as máquinas de lavar a loiça também a vapor, as LG QuadWashTM, que garantem pratos e talheres impecavelmente limpos – à semelhança dos outros equipamentos, também elas merecem a certificação da Carbon Trust.

Tomar medidas para gerar mudanças positivas em todo o mundo

Além de oferecer uma ampla gama de produtos certificados por reconhecidos organismos globais, a LG comprometeu-se com o projeto Zero Carbon 2030: alcançar a meta de emissões com neutralidade carbonónica em todas as operações até ao início da próxima década. Através de equipamentos e estratégicas comerciais ambientalmente responsáveis, a LG está a contribuir para fazer uma diferença efetiva e positiva tanto a nível local como global neste Dia da Terra. E em todos os outros dias do ano também.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.