Bragança é, cada vez mais, uma cidade sustentável e ecológica, contando agora com dois novos autocarros elétricos.

E as mudanças começam “dentro de casa”, com a implementação (desde há alguns anos) de diversas medidas amigas do ambiente e, mais recentemente, com a substituição de veículos tradicionais por veículos elétricos.

No decorrer deste ano, dois novos autocarros elétricos passarão a integrar a frota automóvel do Município de Bragança, substituindo, assim, veículos tradicionais. Uma medida que vai permitir uma poupança na ordem dos 40 euros por cada 100 quilómetros, possibilitando, uma economia em termos energéticos e contribuindo para a eliminação das emissões de CO2.

Além das características inovadoras e amigas do ambiente, os dois novos autocarros contam com um espaço próprio para o transporte de bicicletas de pequenas dimensões, bem como lugares reservados para cadeira de rodas. Integram, ainda, uma rampa manual para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e inclinação de aproximação ao piso automática, possibilitando a entrada de pessoas com dificuldades de locomoção. Já os cidadãos invisuais, terão acesso a informações fornecidas, de forma sonora, pelo sistema de bilhética a instalar nos novos veículos.

Este projeto, financiado pelo Norte 2020, representa um investimento total de 1.063.000 euros.

Já em 2017, o Município de Bragança apostou na renovação da frota automóvel, ao substituir veículos convencionais, utilizados em serviços de limpeza urbana, manutenção de jardins e apoio a outras tarefas urbanas ambientais, por veículos amigos do ambiente.

ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL  

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.