Complementando a vasta gama de soluções de carregamento para transportes públicos sustentáveis, foi lançado um pantógrafo flexível e automatizado para permitir operações eficientes para as frotas de autocarros elétricos.

Com um crescimento anual previsto de 16,6% até 2025 no mercado global de autocarros elétricos (e-Bus), a ABB reforçou o seu compromisso com a transformação da mobilidade com a mais recente  adição ao seu portefólio de carregamento de e-Bus, o Panto Up.

Lançado na UITP 2019 o principal evento dedicado aos transportes públicos, em Estocolmo na Suécia, o Panto Up foi projetado para fornecer uma solução de carregamento flexível, eficiente e totalmente automatizado a grandes frotas de autocarros elétricos, onde o espaço limitado das estações de camionagem tem impulsionado a decisão de selecionar autocarros com um pantógrafo montado no teto.

O Panto Up, combinado com o sistema de carregamento sequencial da ABB para estações de camionagem, é um conceito de carregamento fácil de instalar que permite o carregamento sequencial durante a noite de até três autocarros ao mesmo tempo, com uma disponibilidade de 50-150kW por o veículo. O Panto Up também oferece uma gama de potência de 150-600kW para o 'carregamento de oportunidade ' nas paragens finais dos percursos de autocarros durante o dia, proporcionando uma solução ideal para garantir o transporte público com emissão zero sem afetar as operações normais.

"Como um fornecedor líder no mercado de soluções de carregamento VE é nosso dever capacitar as empresas com o pensamento inovador e experiência para tornar a mobilidade mais sustentável", disse Frank Muehlon, responsável pelo negócio global EV Charging Infrastructure da ABB. "O Panto Up é um marco importante na nossa jornada para tornar o carregamento automatizado uma opção viável para os operadores que desejam reduzir a sua pegada de carbono, minimizar custos e obter um melhor controlo sobre o desempenho da frota."

O Panto Up complementa o portefólio líder de mercado de carregamento de e-Bus da ABB, que compreende soluções de carregamento com conectores que variam entre a Wallbox DC 24kW a 1000V e com 50kW o Terra 54 HV em 1000V a 350kW com cabos refrigerados a líquido. Também inclui o bem-sucedido Panto Down, baseado no ‘carregamento de oportunidade’ (OppCharge ), um sistema de interface aberto para o carregamento de autocarros elétricos em DC.

Muehlon continua: "Com a expansão contínua do nosso portfólio de carregamento, a ABB pode agora dar resposta aos diferentes requisitos dos operadores de e-Bus em todo o mundo, independentemente do tamanho da frota. A necessidade de impulsionar uma maior adoção do transporte público sustentável é clara e estamos orgulhosos por facilitar essa transição com as nossas inovações contínuas na tecnologia de carregamento. "

Parte do portefólio de soluções digitais e conectadas da ABB AbilityTM, o Panto Up beneficia de diagnósticos remotos e ferramentas de gestão. Estes serviços avançados permitem o aumento do tempo de funcionamento do equipamento, respostas rápidas aos problemas e fornecem aos negócios importantes estatísticas sobre a operação de carregamento.

Atualmente, a ABB é líder mundial em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, oferecendo uma gama completa de soluções de carregamento e eletrificação para carros elétricos, autocarros elétricos e híbridos, bem como para navios e ferrovias. A ABB entrou no mercado de carregamento de VE em 2010, e já vendeu mais de 10.500 carregadores ABB DC rápidos em 73 países.

A Fortune Magazine classificou recentemente a ABB #8 na sua lista de empresas que estão a "mudar o mundo" devido aos avanços que a empresa tem feito em e-mobilidade e carregamento de veículos elétricos. Com o seu papel como patrocinador principal do campeonato ABB FIA Formula E e como Official Charging Partner da série I-PACE eTROPHY da Jaguar, a ABB fortalece o seu compromisso de apoiar e incentivar o futuro do transporte inteligente e sustentável.

O texto acima é da responsabilidade da empresa em questão.

Fonte: Press release