A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu, no passado dia 31 de Março, um concurso para apoiar projectos de investigação que tirem partido da análise de dados e da inteligência artificial. O objectivo? Melhorar a resposta da Administração Pública face à actual crise de saúde pública causada pela propagação do novo coronavírus (covid-19), mas também perante futuras pandemias. As candidaturas estão abertas até 28 de Maio.

Para promover a resposta a situações de pandemia como a que vivemos, a FCT lançou o concurso AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública. Este lançamento acontece no âmbito da terceira edição do programa de concursos anuais para a investigação em ciência dos dados e inteligência artificial (IA) aplicada à Administração Pública. O concurso dedica-se “exclusivamente” a investigações que contemplem o processamento de dados do novo coronavírus (SARS CoV2) e da doença covid-19 e pretende tirar partido de “todo o potencial dos dados” para “desenvolver um modelo de administração pública baseado em métodos de análise avançada”.

As candidaturas, abertas no passado dia 31 de Março, mantêm-se abertas até ao próximo dia 28 de Maio. O desenvolvimento das investigações aceites deverá ter uma duração de 24 a 36 meses, sendo o limite máximo de financiamento por projecto de 240 mil euros.

Através do apoio a projectos e iniciativas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, o lançamento do concurso tem como objectivo melhorar as respostas dadas perante estados de pandemia, como o que actualmente é vivido, tendo como base a análise de conjuntos de dados e tirando partido das potencialidades da inteligência artificial.

Os projectos de investigação devem ser desenvolvidos em parceria entre a Administração Pública e as instituições de investigação e desenvolvimento. O seu ênfase, segundo a FCT, deve estar “no apoio aos cidadãos e aos serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde”. No total, o concurso tem prevista uma dotação orçamental de três milhões de euros, financiados por fundos nacionais através da FCT. Este concurso insere-se na linha de apoio Research 4 Covid-19, recentemente lançada pela FCT apoiar actividades de investigação e desenvolvimento “orientadas para aplicações imediatas de combate à covid-19”.

Em Março, a directora executiva do Open Data Institute (ODI), Jeni Tennison, lançou um apelo à partilha de dados, considerando que esta partilha pode levar ao aumento da eficácia da resposta à pandemia global e ao “aperfeiçoamento” de modelos preditivos por parte da comunidade científica.