A Fundação Cidade Lisboa recebe, no próximo dia 14 de Dezembro, o VII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado pela APEMETA – Associação Portuguesa das Empresas de Tecnologias de Ambiente. Os 5 R's – Reciclar, Repensar, Recuperar, Re(i)novar e Reduzir vão dar o mote ao debate, num evento que vai também apoiar uma acção de recolha solidária.

O encontro decorre durante todo o dia desta quinta-feira, contando com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a quem está a cargo a sessão de abertura. Depois disso, os trabalhos avançam com os respectivos R's. No “Reciclar”, prevê-se a participação de João Simão Pires (CAGER), João Letras (Sociedade Ponto Verde), Pedro Simões (Novo Verde) e Pedro Delgado (Amb3E). Para “Repensar”, André Couto, presidente da junta de freguesia de Campolide, apresentará o projecto “Pago em Lixo”; o consultor Alexandre Seiça falará sobre o processo de recolha selectiva de embalagens e Mário Raposo, da NOWA – No Waste Marketing, analisará a proposta de uma entidade gestora para brinquedos.

A tarde fica reservada para "Recuperar", "Re(i)novar" e "Reduzir", para os quais contribuirão Feliz Mil-Homens (ISEL/AVALER), Elsa Pereira Nascimento (Renascimento), Miguel Aranda da Silva (Veolia), Joana Dias (Fibrenamics Green/Un. Minho), Tânia Godinho (SGR), o Grupo Bioeng e, por último, Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa para o Ambiente, a quem caberá também a nota de encerramento.

A recolha solidária, que decorre em paralelo, tem como objectivo “ajudar quem precisa”, revertendo a favor do Centro Social Paroquial do Campo Grande. Nesse sentido, a APEMETA convida os participantes a doarem produtos de higiene de criança e adulto, creme hidratante para idosos, brinquedos e livros.

As inscrições podem ser feitas aqui.